Câmara entrega Medalha Assembleia Nacional Constituinte
As de ouro serão destinadas, em caráter institucional, às presidências da República, da Câmara, do Senado e do STF
Brasília - A Câmara dos Deputados promove hoje (9), às 10h, sessão solene para comemorar os 25 anos de promulgação da Constituição. Será entregue a Medalha Assembleia Nacional Constituinte a parlamentares e colaboradores que participaram da elaboração da nova Carta. A presidenta Dilma Rousseff participa da cerimônia. Também deverão estar presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas serão distribuídas este ano para reconhecer o trabalho daqueles que colaboraram de forma decisiva para a promulgação da Constituição. As de ouro serão destinadas, em caráter institucional, às presidências da República, da Câmara, do Senado e do STF.
As de prata serão concedidas ao ex-presidente da República José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte; aos parlamentares em exercício que atuaram na elaboração da Carta; e a outros constituintes indicados pelos líderes de partidos. As de bronze serão entregues a colaboradores indicados pela Mesa Diretora da Casa, entre eles jornalistas que se destacaram na cobertura política à época.
Também nesta quarta-feira, às 9h30, será aberta oficialmente a exposição Imprensa, Arte e Cidadania: 25 Anos da Constituição de 1988, no corredor de acesso ao plenário da Câmara.