Joaquim Barbosa pode tentar presidência da República

É a primeira vez que o ministro cogita ser postulante

por Élida Maria seg, 14/10/2013 - 16:34
Fellipe Sampaio/SCO/STF O ministro demonstrou interesses futuros na política Fellipe Sampaio/SCO/STF

Não deverá ser em 2014, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pode disputar a candidatura à presidência da República quando sair do STF. A possibilidade foi exposta pelo próprio ministro à imprensa carioca, após participar da Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizado no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (14).

Questionado por um dos jornalistas se tem a pretensão de seguir carreira política, o ministro demonstrou pela primeira vez existir chances. "Nunca cogitei (candidatura à Presidência), sempre tive uma carreira técnica", disse. "Agora, no dia que eu deixar o Supremo Tribunal Federal, no qual entrei jovem, ainda terei tempo para refletir sobre isso", frisou.

Barbosa afirmou não permanecer no STF até os 70 anos, idade que deve se aposentar compulsoriamente e comentou o desejo futuro. “Eu não tenho, no momento, nenhuma intenção de me lançar candidato à presidente da República. Talvez no futuro", respondeu, comentando em seguida a não identificação com partidos. “O quadro político partidário não me agrada nem um pouco", opinou o ministro.

 

COMENTÁRIOS dos leitores