Produção aquícola nacional bate recorde em 2013

A aquicultura nacional cresceu 33% a mais do que no ano anterior, segundo Crivella

por Giselly Santos qua, 04/12/2013 - 19:36
Elizabeth Leal/LeiaJáImagens/Arquivo Segundo o ministro está será a primeira vez que o pescado supera as expectativas no Brasil Elizabeth Leal/LeiaJáImagens/Arquivo

No lançamento do Plano Nacional de Combate à Pesca Ilegal, nesta quarta-feira (4), o ministro Marcelo Crivella anunciou que este ano a produção nacional de pescado deve se aproximar dos dois milhões de toneladas, o que só estava programado para 2014, na etapa final do Plano da Safra da Pesca e Aquicultura.

“A aquicultura brasileira deverá produzir, pela primeira vez na história, em 2013, mais pescado do que a pesca extrativa”, ressaltou o ministro. Serão ao todo produzidas 944 mil toneladas, 33% a mais do que no ano anterior. Um salto de proporções semelhantes ocorreu entre 2010 e 2011, quando a aquicultura nacional cresceu 31%.

A produção ocorre em tanques rede (gaiolas), em reservatórios e no litoral ou em viveiros escavados em propriedades rurais. Os principais peixes criados são a tilápia, o tambaqui e a carpa. No litoral também são criados frutos do mar, como mexilhões e ostras.

Plano Safra - O ministro lembrou que já foram contratados mais de R$ 500 milhões pelo Plano Safra. O Governo Federal acredita que este volume de financiamento, em condições favoráveis ao produtor, deve aumentar muito no próximo ano. Outro ponto abordado por Crivella foi o recadastramento dos pescadores profissionais brasileiros. A operação deve evitar fraudes na concessão de seguro defeso, no período de reprodução do pescado, quando os profissionais ficam inativos.

Até o momento, anunciou o ministro, já foram suspensas 229.143 carteiras de pescador. A eliminação dos falsos pescadores representa forte economia para os cofres públicos. O recadastramento, feito a partir da data de aniversário do pescador, deve ser concluído em novembro de 2014, segundo Clemerson Pinheiro, diretor do Departamento de Registro da Pesca e Aquicultura do MPA.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores