Pacto Pela Vida e a Jucepe são premiados pelo BID

Prêmios foram recebidos pelo governador Eduardo Campos (PSB)

por Giselly Santos qui, 16/01/2014 - 11:39
Marcelo Lyra/Divulgação Este já é o segundo prêmio internacional do Pacto Pela Vida Marcelo Lyra/Divulgação

O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) esteve na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, nos Estados Unidos, para o Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo. A premiação, que aconteceu nessa quarta-feira (15), contemplou o programa Pacto Pela Vida e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).

Responsável pela redução dos índices de criminalidade no Estado, este já é o segundo prêmio que o programa recebe. "O Pacto Pela Vida é um programa que vai na direção de dar respostas a uma questão extremamente desafiadora, no Brasil e na América Latina. O crime entre as pessoas tem crescido nos últimos anos. Tínhamos uma situação muito dura em 2007. As estatísticas nos colocavam em primeiro lugar em homicídios no Brasil, tínhamos um número muito alto de violência contra a mulher. Ao longo desses sete anos, somos o único Estado que apresenta reduções, todos os anos, nos indicadores de criminalidade, e o Recife deixou de ser a Capital mais violenta do Brasil para ser a Capital mais segura do Nordeste brasileiro", destacou Campos.

O Programa de Soluções Integradas da Jucepe foi premiado na categoria Governo Inteligente: Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas. Implantado em 2008, o programa proporcionou um conjunto de soluções tecnológicas integradas para a tramitação objetiva, segura e desburocratizada de documentos para a abertura e fechamento de empresas. 

"O programa da Jucepe veio a melhorar o ambiente de negócios e trouxe uma racionalização da máquina pública. É uma aposta na governança inteligente, onde você faz o poder público trabalhar de maneira integrada, poupando a cidadania dos constrangimentos, da burocracia, dos controles que se repetem a cada etapa", disse o socialista. 

PRÊMIO - O Prêmio Governante: A Arte do Bom Governo foi lançado pelo BID em julho de 2013, com o objetivo de identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas da gestão pública nos governos, e teve uma grande recepção frente às administrações públicas. O BID recebeu 71 aplicações de 30 governos subnacionais, entre Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru e Chile.

Além das iniciativas de Pernambuco, também foram premiadas as experiências do Modelo Colima de Inovação Integral de Serviços em Benefício de Cidadãos e Empresas do Estado de Colima, no México; o Modelo do Centro Integral de Serviços do governo do Estado de Puebla, também no México; a Rede de Atendimento de Segurança Pública para enfrentar a violência doméstica e familiar no estado do Rio Grande do Sul; e o Programa Provincial Vínculos da Prevenção Social da Violência e de Delitos na Província de Santa Fé, na Argentina.

COMENTÁRIOS dos leitores