Oscar quer plebiscito para definir candidatura própria

Líder petista está sendo corroborado por um grupo de nove tendências do partido

por Giselly Santos seg, 10/03/2014 - 14:01
Reprodução do Facebook A iniciativa do grupo foi divulgada, inicialmente, no último dia 28 Reprodução do Facebook

O presidente do PT no Recife, Oscar Barreto, e mais nove tendências da legenda no estado estão dispostos a lutar pela escolha da candidatura própria. Eles anunciaram, nesta segunda-feira (10), que vão propor a realização de um plebiscito interno para decidir se apoia a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) ou se opta pela estratégia de lançar um nome petista ao pleito. 

O grupo encaminhou uma carta aberta a presidente estadual do PT, deputada estadual Teresa Leitão, solicitando uma "Consulta Plebiscitária com as seguintes proposições: Candidatura Própria (que está sendo defendida por tendências internas e segmentos sociais) versus Apoio à candidatura de outro partido". Contrárias à decisão da executiva nacional de apoiar o senador e pré-candidato Armando Monteiro (PTB), as tendências ressaltam na carta a importância de “defender as bandeiras históricas” da legenda e “unificar o partido”. 

Dentre os nomes sugeridos pelos componentes das ramificações petistas para disputar o pleito está o de Oscar Barreto e outros cinco pré-candidatos para compor a majoritária. A iniciativa do grupo foi divulgada, inicialmente, no último dia 28. 

Confira o documento:

PARA A EXECUTIVA ESTADUAL DO PT/PE

ATT. Presidenta Teresa Leitão

Recife, 10 de março de 2014

“A nossa Democracia Interna deve estar marcada fortemente por valores que queremos ver inscritos no mundo”

O Partido dos Trabalhadores nasceu e se consolidou por um forte debate interno sobre os preceitos constituídos no manifesto apresentado no Colégio Sion, em 10 de fevereiro de 1980. Hoje podemos dizer que o PT é um partido feito por muitas mãos, portanto, nunca é demais saudar a realização de eventos democráticos, onde a militância petista tenha a oportunidade de expressar os seus legítimos direitos partidários.

Neste sentido, precisamos ampliar a convicção política defendida no PED 2013 pelas chapas e pelos(as) candidatos(as) a presidente do PT-PE, que enfatizaram em suas falas à militância petista a estratégia da candidatura própria ao Governo de Pernambuco como forma de defender o legado de 34 anos do Partido. Certamente, fazer isto nas bases programáticas da coligação política, para ajudar a reeleger a companheira Dilma, para que ela faça as mudanças que o povo espera; e para trazer o PT de volta aos movimentos sociais.

Por estarmos sintonizados com esta proposta amplamente defendida junto aos filiados(as) durante o PED e cientes de que o melhor caminho para construção da Unidade Partidária é a Democracia e a Participação, vimos por meio deste solicitar que a Executiva Estadual do PT-PE constitua junto à base militante do Partido uma Consulta Plebiscitária com as seguintes proposições: Candidatura Própria (que está sendo defendida por tendências internas e segmentos sociais) versus Apoio à candidatura de outro partido.

 

Signatários:

DEMOCRACIA SOCIALISTA

ALTERNATIVA SOCIALISTA DEMOCRÁTICA

ESQUERDA MARXISTA

PT DE LUTA E DE MASSA

CORRENTE O TRABALHO

COLETIVO ESPORTE E LAZER

COLETIVO O QUILOMBO

NOVOS RUMOS/PE

MILITANTES DA MENSAGEM AO PARTIDO 

PRAZERES BARROS - Secretária Nacional de Cultura

COMENTÁRIOS dos leitores