Desenvolvimento regional da Sudene é discutido no Recife

O seminário promovido pelo Senado Federal reuniu diversos políticos

por Élida Maria sex, 14/03/2014 - 14:29
Élida Maria/LeiaJáImagens A próxima reunião da Sudene será no Estado do Ceará e o principal tema será a energia eólica e solar com data ainda a ser definida Élida Maria/LeiaJáImagens

A Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado Federal promoveu com o apoio da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) um seminário sobre o fortalecimento da autarquia no contexto do desenvolvimento regional. O evento realizado em hotel em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, nesta sexta-feira (14), contou com a presença de várias autoridades políticas e de outras esferas nacionais e estaduais.

A política nacional da Sudene, o processo de desenvolvimento regional com foco na diminuição das desigualdades regionais, melhor infraestrtutura e a participação da autarquia foram alguns dos assuntos tratados durante o evento.

De acordo com o superintendente da Sudene, Paes Landim, o encontro serviu para discutir as idéias em prol da revitalização da Sudene. “Toda conquista social pressupõe mobilização, então, no caso do fortalecimento da Sudene e revitalização da Sudene, o debate de idéias e a colocação das questões é fundamental para que esse fortalecimento da Sudene, E ficou evidente nisso tudo que a política pode não nos levar ao céu, mas sem ela não vamos a lugar nenhum”, avaliou.

Entre as autoridades presentes compareceram ao local vários senadores como Armando Monteiro (PTB-PE), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Humberto Costa (PT-PE) e Cícero Lucena (PSDB-PB). Já entre deputados federais participaram do encontro Jorge Corte Real (PTB-PE) e Pedro Eugênio (PT-PE). Além dos políticos como o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) entre outros, autoridades como a assessora da presidência do BNDES, Helena Martins e o professor Ricardo Emmanuel foram alguns dos presentes.

Avaliando o evento, a representante do BNDES frisou a importância de se manter a unidade com intuito de solucionar as dificuldades existentes. “Eu acho que é muito importante pensarmos e discutimos o papel do Congresso que mobilizem uma discussão para entendermos quais são as nossas amarras e como nos colocamos neste seminário. E, em vez de criticarmos uns aos outros, vermos os nossos problemas e tentarmos auxiliar”, ressaltou Helena Martins.

A próxima reunião da Sudene será no Estado do Ceará e o principal tema será a energia eólica e solar com data ainda a ser definida.

COMENTÁRIOS dos leitores