Dilma empossa seis novos ministros

Mudanças foram feitas com o objetivo de liberar os ministros para se candidatar às eleições de outubro, além de acomodar os aliados

seg, 17/03/2014 - 11:14
Roberto Stuckert Filho/PR Cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff empossou seis novos ministros. As nomeações, anunciadas na semana passada, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (17). Essas mudanças foram feitas com o objetivo de liberar os ministros para se candidatar às eleições de outubro, além de acomodar os aliados e diminuir a tensão entre o governo e os partidos da base.

Com a saída de Pepe Vargas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, quem assume é Miguel Rossetto, ex-presidente da Petrobras Biocombustível. Já o Ministério das Cidades passa a ser comandado por Gilberto Occhi, até então vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal, substituindo Aguinaldo Ribeiro.

A pasta de Ciência e Tecnologia tem como novo titular Clelio Campolina Diniz, então reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no lugar de Marco Antonio Raupp. Já o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) ocupa o Ministério da Pesca e Aguicultura, com a saída do também senador Marcelo Crivella.

Para o lugar de Antônio Andrade, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, quem assume é Neri Geller, ex-secretário de Política Agrícola. Vinicius Nobre Lages,  gerente de assessoria internacional do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comanda agora o Ministério do Turismo, substituindo Gastão Vieira.

Durante a cerimônia, Dilma agradeceu o empenho dos ministros que estão deixando o governo. "A esses parceiros de jornada, desejo sorte e sabedoria em seus novos desafios. Dedico a cada um de vocês um sincero e caloroso muito obrigado pela dedicação ao país. Obrigada pela lealdade e pela determinação que enfrentaram, junto comigo, todas as situações difíceis. Por isso, vocês também são responsáveis pelas vitórias que tivemos", disse.

A presidente também frisou que o desafio dos novos ministros é garantir o crescimento do país. "Tenho certeza de que todos vocês contribuirão para que em 2014 nós tenhamos novos recordes", salientou.

COMENTÁRIOS dos leitores