Em plenárias, Armando registra que população quer mudança

Apesar de reconhecer o anseio dos pernambucanos, o senador reconheceu os avanços do governo do PSB

por Giselly Santos seg, 16/06/2014 - 15:26

O período de pré-campanha do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado foi marcado pela realização das plenárias do projeto Pernambuco 14. Nesta segunda-feira (16), o petebista, juntamente com o deputado federal e pré-candidato ao Senado, João Paulo (PT), apresentou um balanço dos 14 encontros realizados nas quatro regiões do Estado. 

De acordo com o senador, durante as reuniões ficou notório “o anseio da população por mudanças”. Além disso, segundo ele “a qualidade dos serviços prestados é muito sentida”, principalmente quando se fala em educação, saúde e segurança. “Você encontra algumas nuances nas regiões, tem áreas que são mais densas. O problema da saúde, educação, agenda da cidadania e segurança são muito fortes”, cravou. “Como implementamos o Orçamento Participativo no Recife, saio muito feliz destas plenárias. O que detectamos foi uma insatisfação e a necessidade do aperfeiçoamento”, acrescentou João Paulo. 

Indagado se após o diagnóstico feito com o Pernambuco 14, teria mudado o discurso reconhecendo o desenvolvimento estadual, o senador garantiu que não. Para ele, a gestão do PSB avançou, mas é necessário fazer mais. “Não vamos desqualificar, nem desconstruir um governo que participamos dele. Por exemplo, o Pacto Pela Vida foi exitoso, não tem como não reconhecer. Na área da Saúde, graças ao apoio do Governo Federal, o governo construiu hospitais”, disse. Acrescentando, “mas 27% da população está na linha da pobreza, tem renda domiciliar de R$140,00 por mês. O índice de analfabetismo, na linha dos 15 anos de idade é de 18%. Pernambuco tem um passivo social imenso, temos muito que fazer para o equilíbrio. Isso dá a medida do quanto se tem para fazer”, observou.

Como exemplo desta necessidade, Armando citou as diretrizes apresentadas pelo pré-candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB). “A primeira proposta deles para a saúde já traduz isso. Muito precisa ser feito, ele promete construção de hospitais e mais UPAS-E. Está implícito. Você avança temporalmente, mas há um déficit histórico”, ponderou o petebista. 

Antes do início das plenárias, em abril, a equipe do pré-candidato encomendou pesquisas para aferir a satisfação da população em algumas das áreas, os números não foram divulgados por Armando, no entanto, os dados serviram de base para organizarem os encontros do Pernambuco 14. As plenárias reuniram, segundo o PTB, 26,3 mil pessoas e 5.232 propostas. 

Licença do Senado

Em conversa com a imprensa, Armando afirmou também que vai se licenciar do Senado no próximo dia 15. O prazo é para dar tempo de concluir a relatoria de alguns projetos. O petebista será substituído pelo empresário caruaruense Douglas Cintra (PTB).

“Tenho dois projetos importantes para terminar a relatoria. Um é o da micro e pequena empresa, que está na Câmara. O outro é redefine o FPM nos municípios e dá mais 2% em quatro anos”, informou.

Programa de Governo - O petebista também revelou a previsão para conclusão do plano de governo. Segundo Monteiro, a proposta deve ficar pronta em três semanas e ele mesmo nas últimas segundas-feiras tem se reunido com a equipe de 15 técnicos para organizar as prioridades e traçar o projeto.

COMENTÁRIOS dos leitores