Joaquim Barbosa preside a última sessão no STF esta terça

O magistrado é ministro do STF desde 2003 e foi o primeiro negro a comandar a Corte

por Giselly Santos ter, 01/07/2014 - 09:24
Elza Fiuza/ABr Os procedimentos burocráticos para Barbosa deixar a magistratura devem ser finalizados até o início de agosto Elza Fiuza/ABr

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participa, nesta terça-feira (1º), da sua última sessão como ministro da Corte brasileira. Barbosa tem 59 anos e anunciou a aposentadoria precoce, pelas regras ele só deixaria o STF aos 70 anos, no fim de maio. Ele ainda não protocolou oficialmente o pedido de aposentadoria, a expectativa é que isso aconteça ainda esta semana. Os procedimentos burocráticos para Barbosa deixar a magistratura devem ser finalizados até o início de agosto. 

Ao tomar a decisão de que iria deixar o Supremo, Barbosa frisou que a Corte precisava se renovar. "A minha concepção da vida pública é pautada pelo princípio republicano. Acho que os cargos devem ser ocupados por um determinado prazo e depois deve se dar oportunidade a outras pessoas. E eu já estou há 11 anos", disse. 

A presidência do STF, com a saída de Joaquim Barbosa, passará a ser ocupada pelo ministro Ricardo Lewandowski. Indicado pelo ex-presidente Lula (PT) para ocupar uma cadeira no Supremo, Barbosa assumiu a presidência em 2012 e foi o primeiro negro a atuar no cargo. 

Entre as principais marcas que deixará, além das polêmicas geradas por suas declarações, Barbosa foi relator da Ação Penal 470, mais conhecida como processo do Mensalão. O julgamento do caso durou cerca de um ano e meio e condenou 25 pessoas, entre elas os petistas José Dirceu e José Genoino. 

Assista ao vivo a última sessão:

COMENTÁRIOS dos leitores