Eleitores ganham mais 92 locais para voto em trânsito

Quatro cidades pernambucanas também vão atender a modalidade

por Elaine Ventura seg, 21/07/2014 - 15:39
Nelson Jr./ASICS/TSE Os eleitores têm até o dia 21 de agosto para se habilitar ao voto em trânsito Nelson Jr./ASICS/TSE

Agora os eleitores pernambucanos terão mais opções de locais de votação para registrarem o seu voto em trânsito. Além da capital, Recife, quem estiver fora do seu município eleitoral, mas deseja firmar o voto para presidente, poderá optar entre outras três cidades da região metropolitana: Paulista, Olinda e Jaboatão. 

Com a nova resolução do TSE (nº 23.399/2013), que prevê a instalação de urnas voltadas a essa modalidade nos municípios com mais de 200 mil eleitores, o Brasil ganhou 92 cidades que registrarão o voto em trânsito. Mas há algumas restrições, pois a seção destinada deverá conter entre 50 e 600 eleitores. Se não atingir o número mínimo de votantes, o eleitor será informado e ao invés de votar terá que justificar a ausência ou se dirigir a seção de origem. 

Qualquer pessoa,  que estiver fora do seu domicílio eleitoral, com a situação regular no cadastro eleitoral e deseja se habilitar para a modalidade, pode fazer a opção. Mas tem que ficar atento ao prazo. Os interessados devem procurar um dos cartórios eleitorais no período de 15 de julho a 21 de agosto, informando o local que pretende votar. Ao fazer a opção do voto em trânsito, a pessoa será automaticamente desabilitada a votar na sua seção de origem. A alteração ou o cancelamento da habilitação poderão ser requeridos dentro do mesmo prazo.

Caso não compareça na seção de voto em trânsito, o eleitor deve justificar sua ausência, caso contrário pagará multa. Até o pleito de 2010, apenas as capitais brasileiras ofereciam este serviço.

COMENTÁRIOS dos leitores