PL sugere instituir dia de combate a homofobia

A matéria de autoria da vereadora do Recife Isabela de Roldão

por Elaine Ventura ter, 02/09/2014 - 20:04
Assessoria de Imprensa/Câmara dos Vereadores do Recife Isabella de Roldão pretende transformar 17 de Maio em dia municipal de Combate a Homofobia Assessoria de Imprensa/Câmara dos Vereadores do Recife

Um projeto de lei de iniciativa da vereadora do Recife e postulante à câmara federal, Isabella de Roldão (PDT), se aprovado, pode instituir 17 de maio o Dia Municipal Contra a Homofobia. A proposição tramita na casa José Mariano sob o número 163/2014 e segue para emissão dos pareceres das comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

De acordo com a vereadora, a iniciativa estimula a reflexão sobre a discriminação dos homossexuais. “Solenizar anualmente o 17 de maio como Dia Municipal Contra a Homofobia, além de aproximar o Brasil dos países mais civilizados do mundo, que já incluíram tal data em sua agenda anual de celebrações, proporciona uma profunda discussão e reflexão sobre o cenário discriminatório que gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais convivem em nosso país”, pontuou.

Questionada sobre a escolha da data, Isabella comentou que o dia tem uma representatividade importante, pois foi em 17 de maio de 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou de classificar a homossexualidade como doença mental. “Esta ação pôs fim a mais de um século de homofobia médica. A decisão da OMS constitui uma data histórica e um símbolo forte e por isto a proposta é que este Dia Mundial tenha lugar anualmente no dia 17 de maio”, explicou a vereadora. 

COMENTÁRIOS dos leitores