Bancada de PE na Câmara tem 48% de renovação
Dos 25 eleitos, 12 atualmente não exercem o mandato de deputado federal
Pernambuco terá 48% de renovação na bancada do Estado na Câmara dos Deputados. Das 25 vagas, 12 foram para políticos que atualmente não exercem o mandato de deputado federal. O resultado nas urnas ficou um pouco abaixo da previsão do Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (Diap), que já havia calculado mudanças entre 52% e 53%. Mesmo assim, ficou acima da média dos anos anteriores na Casa, que foi de 40%.
Da atual bancada, 19 tentaram a reeleição e 13 tiveram êxito. Eduardo da Fonte (PP) e Pastor Eurico (PSB), inclusive, lideraram a lista dos eleitos com 283.567 e 233.762 votos, respectivamente. Bruno Araújo (PSDB), Danilo Cabral (PSB), Fernando Coelho Filho (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), Jorge Corte Real (PTB), Luciana Santos (PCdoB), Mendonça Filho (DEM), Silvio Costa (PSC) e Wolney Queiroz (PDT) completam a lista dos que continuarão por mais quatro anos na Casa. Já Augusto Coutinho (SD), Cadoca (PCdoB), Fernando Ferro (PT), Pedro Eugênio (PT), Roberto Teixeira (PP) e Vilalba (PP) não tiveram votos suficientes para serem reeleitos.
Outros três deputados federais - Inocêncio Oliveria (PR), José Augusto Maia (Pros) e José Chaves (PTB) não se candidataram. João Paulo Lima (PT) tentou a vaga do Senado, mas perdeu para Fernando Bezerra Coelho (PSB). Raul Henry (PMDB) e Paulo Rubem Santiago (PDT) concorreram a vice-governador, mas ambos não tiveram êxito.
Apesar da renovação, onze dos doze novatos já são conhecidos na área da política. Jarbas Vasconcelos (PMDB) deixou a cadeira do Senado que será assumida por FBC nos próximos oito anos. Adalberto Cavalcanti (PTB), Betinho Gomes (PSDB), Daniel Coelho (PSDB), João Fernando Coutinho (PSB) e Sebastião Oliveira (PR) atualmente são deputados estaduais. Felipe Carreiras (PSB) é ex-secretário de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife. Tadeu Alencar (PSB) é procurador da Fazenda Nacional, vice-presidente estadual do PSB/PE e ex-secretário da Casa Civil do Governo Eduardo Campos. Marinaldo Rosendo (PSB) é ex-prefeito de Timbaúba. Zeca Cavalcanti (PTB) é ex-prefeito de Arcoverde. Ricardo Teobaldo (PTB) é ex-prefeito de Limoeiro e ex-deputado estadual.
De fato, Kaio Maniçoba (PHS) é o único que não tem uma longa trajetória política. Aos 30 anos, o estudante de direito ficou com a 25ª cadeira de Pernambuco na Câmara graças ao coeficiente eleitoral. Ele desbancou nomes conhecidos como Augusto Coutinho (PSB), João da Costa (PTB), Pedro Eugênio (PTB), Fernando Ferro (PTB) e Cadoca (PCdoB), que até obtiveram mais votos, mas não conseguiram se eleger.
O partido que mais conseguiu eleger deputados federais foi o PSB, que terá oito representantes na Câmara, dobrando o número de parlamentares. Em seguida veio o PTB (4), PSDB (3) e PR (2). PP, PMDB, PSD, PSC, DEM, PDT, PCdoB e PHS elegeram um deputado cada. Nestas eleições, o PT estadual sofreu um golpe ao não conseguir ter nenhum representante entre os mais votados.