Em nota, PT-PE repudia acusações sobre morte de Campos
Segundo a legenda, as afirmativas pichadas em muros do Recife encontram guarida nas "práticas obscuras da velha política"
A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores se manifestou em nota pública, nesta quarta-feira (22), contra algumas acusações pichadas em muros do Recife que acusam a legenda de ser responsável pelo acidente sofrido pelo ex-governador de Pernambuco, Edaurdo Campos (PSB), em agosto. De acordo com o texto, frases com "O PT matou Eduardo" estão fixadas em prédios públicos, inclusive, em escolas da rede municipal da cidade.
"Queremos mostrar, estarrecidos e indignados, a fachada da Escola Municipal do Recife Virgem Poderosa, com esta pichação, já há dias, sem que o operoso prefeito (Geraldo Juilo) tome qualquer providência na preservação do patrimônio público", disparam. "Esta ignóbil acusação é tão sem sustentação, que só encontra guarida nas práticas mais obscuras da velha política, e por elas nós não iremos enveredar", aponta outra parte da nota.
O posicionamento ainda de anônimos é visto pelo PT como "o que não pode caber em campanha" eleitoral. Para eles a atitude é "intimatória e criminalizante". Segundo a legenda as acusações são constantes desde a morte do ex-governador. Eles já impetraram uma Notícia Crime junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE). A ação ainda está em andamento.
Veja o texto na íntegra:
NOTA PÚBLICA
Pernambuco, como todo o Brasil, vive uma campanha eleitoral das mais acirradas. Muito bom se esta radicalidade se limitasse ao âmbito do debate das ideias e até do confronto das propostas.
Em meio a tal acirramento, até que se aceita conviver com uma ou outra exaltação de militantes, com discussões acaloradas e argumentos apaixonados.
O que não pode caber em campanha, nem na relação política, são posturas intimatórias e criminalizantes.
Nós, do PT, convivemos durante todo o 1º turno com muitas insinuações descabidas e até caluniosas, após o acidente que vitimou o ex-governador Eduardo Campos, exibidas em discursos e pichações em vários pontos do Recife e de outras cidades da Região Metropolitana: “O PT matou Eduardo“, diziam.
A mesma frase, a mesma letra, a mesma tinta, articuladamente, em muros residenciais, públicos e até em placas de outdoors, o que nos sugere se tratar de uma ação planejada e sistemática e não de pichações individuais e espontâneas.
Restringimos a nossa reação a mover uma Notícia Crime junto ao Ministério Público Eleitoral, ainda em andamento.
Porém, iniciado o 2º turno, tais ações – discursos políticos e pichações – voltam a ocorrer em novos lugares. Aqueles que conseguirmos comprovar a autoria merecerão da nossa parte as medidas cabíveis.
Em destaque, queremos mostrar, estarrecidos e indignados, a fachada da Escola Municipal do Recife Virgem Poderosa, com esta pichação, já há dias, sem que o operoso prefeito tome qualquer providência na preservação do patrimônio público.
Esta ignóbil acusação é tão sem sustentação, que só encontra guarida nas práticas mais obscuras da velha política, e por elas nós não iremos enveredar.
Reafirmamos nossa determinação em buscar todas as medidas que possam esclarecer esta lamentável ação criminosa.
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE PERNAMBUCO