Prorrogação da CPMI da Petrobras depende dos deputados

Para a ampliação do prazo de funcionamento do grupo, ainda são necessárias 122 assinaturas de deputados federais. Os senadores já sinalizaram o apoio

por Giselly Santos ter, 18/11/2014 - 15:16
Zeca Ribeiro/Agência Câmara Teoricamente o prazo da comissão encerra no próximo domingo (23) Zeca Ribeiro/Agência Câmara

Apenas 49 deputados assinaram o requerimento para prorrogação dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras. O balanço foi divulgado, nesta terça-feira (18), pelo presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Segundo ele são necessárias 171 assinaturas de deputados para que os trabalhos da comissão não se encerrem no próximo domingo (23).

“Apenas 49 assinaturas de deputados, muito longe das 171 assinaturas indispensáveis e necessárias. O último dia para entrega para prorrogação é sexta-feira”, disse Vital do Rêgo. Ele lembrou que já há o mínimo de 27 assinaturas de senadores para prorrogar os trabalhos da CPMI.

Acareação entre dois ex-diretores da Petrobras é aprovada pela CPMI

Os integrantes da Comissão aprovaram, há pouco, a realização de uma acareação entre os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró, da Área Internacional, e Paulo Roberto Costa, de Abastecimento, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

A solicitação foi feita pelo deputado Enio Bacci (PDT-RS). “O Paulo Roberto afirmou que o Cerveró recebeu propina, sim, e o Cerveró negou em 10 de setembro. Vamos colocar os dois frente a frente”, disse.

O líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), votou contra a proposta e lembrou que Costa já veio à comissão e decidiu não falar nada. “Para fazer matérias para a imprensa, não se precisa gastar dinheiro público para virem aqui presos e ficarem calados”, disse o parlamentar, que também é relator da CPI da Petrobras no Senado.

Bacci rebateu e disse que o gasto de dinheiro público não está em passagem de avião para a acareação, mas nos “bilhões desviados na Petrobras”.

 

COMENTÁRIOS dos leitores