Câmara afirma que reduzirá homicídios ainda em janeiro
Segundo novo governador, meta tem como objetivo proporcionar um Carnaval tranquilo
Após reunião de cinco horas com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, demais líderes do secretariado e comandantes das polícias do Estado, o atual governador de Pernambuco Paulo Câmara realizou, neste sábado (3), entrevista coletiva para apresentar as novas diretrizes do Pacto Pela Vida, lançado em 2007 por Eduardo Campos. O pronunciamento foi feito na sede da Secretaria de Planejamento (Seplag), na Rua da Aurora, no Recife.
De acordo com os dados divulgados, de janeiro a novembro de 2014 o número de assassinatos cresceu 8,73%, comparado ao mesmo período de 2013. Passando de 34,14 mortes por 100 mil habitantes para 37,12 mortes por 100 mil habitantes. Conforme informações repassadas no início da tarde, após a reunião, o secretário, relatou que o índice de 2014 ficou 9,5% acima da meta pré-estabelecida, que é de 12%.
Em entrevista à imprensa, ele declarou que serão realizadas novas ações. “Vamos trabalhar com atuações mais focadas, como por exemplo, redistribuindo o efetivo policial e priorizando a segurança no município de Jaboatão dos Guararapes, local que houve grande registro”, pontuou. Além das cidades da Região Metropolitana, o índice de homicídios aumentou no Agreste e na Zona da Mata. Ainda sobre as novas estratégias, ele assegurou que contratará os mais de dois mil convocados no concurso da Polícia Militar de Pernambuco e enfatizou: “Precisamos reorganizar para fazer ações mais pontuais. Considero que os encaminhamentos já foram feitos, para que possamos reduzir os homicídios ainda em janeiro, com objetivo de realizar um Carnaval tranquilo”, explicou.
Para atingir essa meta, Câmara justificou. “Tomaremos medidas mais inteligentes, utilizando mais recursos tecnológicos e principalmente, contando com a integração das polícias e do secretariado”, assegurou.
Essas ações, juntamente com a redistribuição do efetivo e reestruturação de questões, como apreensão de armas, fazem parte do Plano Operativo para restabelecer o Pacto Pela Vida. "Entendemos que segurança pública deve ser cuidada e monitorada todos os dias", destacou o novo governador, que teve atitude baseada nas diretrizes do ex-governador e padrinho político Eduardo Campos.
Com informações de Giselly Santos