Chinaglia defende Câmara com maior independência

Deputado afirmou que se for eleito para o segundo turno deverá receber o apoio do PSB. Caso Julio Delgado passe e ele não, o PT vai apoiar o socialista

por Giselly Santos qui, 15/01/2015 - 12:57

Candidato à presidência da Câmara Federal, o deputado Arlindo Chinaglia (PT), se reuniu, na manhã desta quinta-feira (15), com os parlamentares de Pernambuco que compõem a bancada. Durante o encontro, Chinaglia disse ter votos "em todos os partidos" e considerou que se chegar ao segundo turno deverá ter o apoio do candidato do PSB, Julio Delgado (MG)."Se não formos eu e o Julio para o segundo turno, um vai apoiar o outro. Eu e o Julio temos um acordo para o segundo turno", frisou.

Caso seja eleito presidente, Chinaglia defendeu uma Câmara mais independente dos interesses pessoais. "A Câmara precisa ter uma pauta nacional, não pode ficar apenas atendendo as demandadas do Governo", afirmou. "No momento de crise economica mundial, onde até a China sofre, temos que ter na condução da Câmara a responsabilidade de pensar que as atitudes não podem se pautar apenas por temas particulares, que passe pela vabeça de quem está no comando", acrescentou, mencionando a que as decições da Casa influenciam no emprego e na economia do país de maneira geral.

Com foco no Nordeste, o parlamentar prometeu, se eleito, criar uma Comissão pernamente para discutir o desenvolvimento da região. "É igualmente claro que o Nordeste tem nítido interesse (nessa Comissão) e a bancada de Pernambuco se interessou, com cereteza vai ajudar a conduzir esta Comissão", prometeu. 

Apesar de também ter candidatura para o cargo - Julio Delgado (MG), o PSB mandou representante para o encontro, o deputado Gonzaga Patriota. Questionado sobre a presença, Patriota disse ter ido "fazer a política da boa vizinhança", recomendado tanto pelo governador Paulo Câmara (PSB) quanto pelo vice, Raul Henry (PMDB). "Quem perder, seja Chinaglia ou Eduardo Cunha (PMDB), vai votar com Delgado. Ele ganha agora, pois o governo (PT e PMDB) não se entendem", avaliou Patriota, que também foi o primeiro a deixar o encontro.

Representações

Apesar de não ter elegido nenhum deputado pernambucano para a próxima legislatura, o PT participou em massa da reunião com o correligionário. Os atuais deputados federais João Paulo e Fernando Ferro participaram do encontro, além do senador Humberto Costa e do dirigente estadual da legenda, Dilson Peixoto.

Da bancada eleita participaram do encontro Luciana Santos (PCdoB), Kaio Maniçoba (PSL), Ricardo Teobaldo (PTB), Zeca Cavalcanti (PTB), Jorge Corte Real (PTB) e Adalberto Cavalcanti (PTB), além de Costa e Patriota.

Chinaglia segue, ainda nesta quinta, para Maceió e São Luís, acompanhado pela comitiva de deputados federais composta pelo petista Siba Machado (AC), o líder do Pros na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), e Fábio Ramalho (PV-MG).

COMENTÁRIOS dos leitores