Deputados definem presidências de 23 comissões permanentes

Ordem de escolha das comissões é baseada na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse (1º de fevereiro)

por Dulce Mesquita seg, 02/03/2015 - 09:25

Os líderes partidários da Câmara dos deputados se reúnem nesta terça-feira (3) para definir como será a divisão das presidências das 23 comissões permanentes da Casa. Na semana passada, não houve acordo sobre a questão.

A ordem de escolha das comissões é baseada na proporcionalidade dos blocos formados no dia da posse (1º de fevereiro) pelas bancadas dos 28 partidos que têm representação na Câmara dos Deputados. Os maiores blocos têm direito a presidir mais comissões.

Por esse critério, o maior bloco da Casa, liderado pelo PMDB, terá nove comissões. O segundo maior bloco, que inclui o PT, ficará com a presidência de sete. Já o bloco do PSDB presidirá cinco, enquanto o PDT, que só se integrou ao bloco liderado pelo PT após o prazo regimental para o cálculo da divisão das comissões, ficará com uma.

Tradicionalmente, a primeira comissão a ser escolhida é a de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), considerada a mais importante da Câmara, pois tem a prerrogativa de analisar a constitucionalidade e a admissibilidade das propostas.

COMENTÁRIOS dos leitores