Dilma, Renan e Cunha participam da Marcha dos Prefeitos

Na programação preliminar, a presidente e os representantes dos Poderes Legislativos participarão da abertura oficial do evento no próximo dia 26 de maio

por Élida Maria ter, 19/05/2015 - 18:36
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo A petista está confirmada na programação preliminar Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida também como “Marcha dos Prefeitos”, terá a presença das principais autoridades do país. O evento que será realizado de 25 a 28 de maio contará no dia 26, com a abertura oficial feita pela presidente Dilma Rousseff (PT), além da participação dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Eduardo Cunha (PMDB) e Renan Calheiros (PMDB), respectivamente.

Com a inserção do X Fórum de Vereadores dentro da programação, o evento será um momento de discussão de vários assuntos como consta no cronograma preliminar: conjuntura municipalista, reforma política, pacto federativo e o Congresso Nacional, entre outros. 

No primeiro dia da atividade, 25 de maio, haverá a abertura da VIII Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias, credenciamento, abertura da Assembleia-Geral Ordinária da CNM e uma programação paralela com debates sobre Consórcios Públicos Municipais, Fórum 27 e arenas temáticas.  Já no dia 26, o evento terá a abertura oficial com a presença de Dilma, Calheiros, Cunha, além do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ministros de Estado, Presidentes das entidades estaduais de Municípios e diretoria CNM. Neste mesmo dia a principal pauta será a reforma política. 

O pacto federativo, pauta de muitas revindicações por meio de prefeitos, será tratado no dia 27 de maio pelo presidente do Senado Renan Calheiros, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha e líderes políticos e parlamentares federais. 

No último dia da Marcha dos Prefeitos, o principal tema será ‘A força do Poder Legislativo local no Movimento Municipalista’. Ao término do evento haverá os informes do Governo Federal e leitura da Carta da XVIII Marcha a Brasília. A programação completa pode ser conferida AQUI

Amupe – Segundo a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em consenso com prefeitos do Estado, o presidente da instituição, José Patriota (PSB), revelou que a pauta escolhida pelos pernambucanos serão o pacto federativo e a reforma política. “Definirmos levar o pacto federativo e o subfinanciamento dos programas federais”, contou, pontuando posteriormente as discussões sobre a reforma política. “Nós estamos condenando a nós mesmos, porque optamos por não haver mais reeleição, defendemos mandato de cinco anos e coincidências de eleições, ou seja, tudo junto”, opinou o presidente Amupe.

COMENTÁRIOS dos leitores