Eleitores de 20 cidades devem fazer biometria em PE

Cidadãos de municípios como Olinda, Paulista, Petrolina e Nazaré da Mata só votarão em 2016 com o cadastro eleitoral atualizado e a biometria capturada pela Justiça Eleitoral

por Giselly Santos qua, 09/09/2015 - 17:24
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Prazo para o recadastramento encerra apenas em março de 2016 Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A utilização da biometria para o voto, que começou a ser usada no Brasil em 2008, será adotada por mais 20 cidades pernambucanas no pleito de 2016. Para isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está coletando os dados dos eleitores desses municípios e, em algumas localidades, além dos cartórios eleitorais tem inaugurado outros postos para a revisão biométrica

No último pleito, o voto pela biometria foi usado em 47 municípios do estado, entre eles o Recife. A partir de 2016, ingressam no grupo as cidades de Amaraji, Araçoiaba, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Camocim de São Félix, Glória do Goitá, Iguaraci, Ingazeira, Lajedo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paulista, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Tacaratu e Vitória de Santo Antão. 

Todas elas com o processo de revisão aberto até março. Apesar de ainda faltarem seis meses para o fim do prazo, a coordenadora da Biometria do TRE-PE, Raquel Salazar, tente evitar transtornos e o cancelamento do título procurando os postos da Justiça Eleitoral com antecedência. “É importante que as pessoas compareçam com antecedência, pois temos capacidade de atender todos os eleitores ao longo do prazo previsto para realização dos trabalhos, evitando transtornos e filas”, observou em entrevista ao Portal LeiaJá. Em 2014, 200 mil eleitores pernambucanos deixaram de fazer o cadastro e ficaram inaptos a votar.

Nesse processo de revisão, todos os votantes em situação regular precisam comparecer aos cartórios, inclusive os maiores de 70 anos, menores de 16 anos e os analfabetos, que desejem continuar votando. A biometria não tem custo nenhum ao eleitor, mas há consequências para quem não fizer. 

“Os eleitores que não realizarem a revisão com cadastramento biométrico, dentre várias restrições, ficam impedidos de votar nas eleições 2016, não podem tomar posse em cargo público, não podem matricular-se em instituições públicas de ensino, ficam com restrição no CPF que impacta na renovação de bolsa-família, impede a concessão de empréstimo bancário e pode ocasionar bloqueio de conta corrente”, explicou Salazar.

Para recadastrar, basta fazer um agendamento no site do TRE e no dia marcado comparecer ao posto de recadastramento portando documento original com foto e comprovante de residência atual.

Veja as cidades e os endereços dos postos para a revisão biométrica:

Amaraji: Rua das Flores, 60 - João Paulo II; Araçoiaba: Praça João Pessoa Guerra, s/n - Centro; Bezerros: Rua Dr. José Sales Sobrinho, 21 - São Sebastião; Bom Jardim: Rua José Bezerra, 64 - Centro; Bonito: Rua Esmeraldino Bandeira, 66 - Centro; Camocim de São Félix: 

Rua Manoel Serafim dos Santos, n.º 26 - Centro; Glória do Goitá: Av. Rui Barbosa, 249 - Centro; Iguaraci: Praça Antônio Rabelo, s/n - Centro; Ingazeira: Praça Aristaque José de Versa, s/n - Centro; Lajedo: Praça Joaquim Nabuco, 112-D - Centro; Limoeiro: Loteamento Otácio de Lemos Vasconcelos, s/n - Centro; Nazaré da Mata: Rua Sete de Setembro, 136 - Centro; Passira: Praça Severino Ferreira, 107 - Centro; Petrolina: Rua Dona Justina Freire de Souza, s/n - Vila Mocó; Santa Cruz do Capibaribe: Rua Maria Francisca, 39 - Santo Antônio; Santa Maria do Cambucá: Rua Dr. Agripino Almeida, s/n - Centro; Tacaratu: Av. Cônego Frederico, s/n - Centro.

Os municípios de Olinda, Paulista e Vitória de Santo Antão contam com mais de um local de atendimento, conforme listado abaixo:

Paulista: 

1. Central de Atendimento ao Eleitor na av. Marechal Floriano Peixoto, S/N (em frente às Lojas Americanas);

2. Posto de Atendimento Fórum de Paulista na rua Senador Salgado Filho, s/n, dentro do Fórum.

Olinda:

1. Central de Atendimento ao Eleitor na rua Dr. Manoel de Almeida Belo, 1091 - Bairro Novo;

2. Posto de Atendimento AESO Cidade Alta na rua de São Bento, 200 - Varadouro;

3. Posto do Expresso Cidadão de Peixinhos na av. Presidente Kennedy, 1001 - loja 1 - bloco D - Vila Popular.

Vitória de Santo Antão:

1. Central de Atendimento ao Eleitor: Rua Melo Verçosa, 350 - salas 2, 3 e 4 - Matriz;

2. Posto de Atendimento de Vitória de Santo Antão: Rua Cândido Cardoso Fontes, 827 Garagem 93 - próximo à Secretaria de Saúde.

COMENTÁRIOS dos leitores