Parlamento Jovem agita a Câmara na próxima semana
Programa permite que estudantes de todo o país vivenciem a rotina dos parlamentares, participando de debates e votações como se fossem deputados
Na próxima semana, a Câmara dos Deputados receberá a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro. O programa visa aproximar os jovens do Poder Legislativo e permite que estudantes de todo o país vivenciem a rotina dos parlamentares, participando de debates e votações como se fossem deputados.
Em todo o Brasil, foram selecionados 78 estudantes dos ensinos médio e técnico (modalidade integrada). Para participar, os alunos tiveram que elaborar um projeto de lei, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do País. Os temas mais abordados, entre os 1.785 projetos inscritos, foram educação, saúde, meio ambiente, emprego e segurança pública.
Os participantes representarão os estados e o Distrito Federal, em divisão proporcional ao eleitorado, do mesmo modo que nas eleições oficiais. O estado com maior número de representantes será São Paulo (11), seguido de Minas Gerais (8) e Rio de Janeiro (7). Pernambuco terá quatro estudantes: João Victor de Barros, Bárbara Kelly de Lima, Eduarda Fernandes e Caio Vinícius de Oliveira.
Entre as proposições apresentadas estão a que proíbe a contratação, por agências de modelo, de crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição; e a que determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.