Eleitores de 24 cidades devem fazer biometria até março

Cidadãos desses municípios têm 50 dias para revisar o cadastro eleitoral

por Giselly Santos qui, 11/02/2016 - 12:23
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Em 2014, 200 mil eleitores pernambucanos deixaram de fazer o cadastro e ficaram inaptos a votar Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A utilização da biometria para o voto será adotada por mais 27 cidades pernambucanas no pleito deste ano. Destas, 24 estão com o processo de recadastramento biométrico aberto até o dia 31 de março e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está coletando os dados dos eleitores desses municípios nos cartórios e em outros postos regularizados pela Justiça, exclusivamente para a revisão biométrica. 

Compõem o grupo as cidades de Amaraji, Bezerros, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Camocim de São Félix, Glória do Goitá, Jatobá, Jucati, Jupi, Lajedo, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Paranatama, Passira, Paulista, Petrolina, Quixaba, Santa Cruz de Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Solidão, Tacaratu e Vitória de Santo Antão. Todas elas estão com o processo de revisão pelos próximos 50 dias.

No último pleito, em 2014, o voto pela biometria foi usado em 47 municípios do estado, entre eles o Recife. Também passam a utilizar o método os municípios de Araçoiaba, Iguaraci e Ingazeira. Essas, no entanto, já estão com o prazo para revisão finalizado.

Para o recadastramento todos os votantes em situação regular precisam comparecer aos cartórios, inclusive os maiores de 70 anos, menores de 16 anos e os analfabetos, que desejem continuar votando. A biometria não tem custo nenhum ao eleitor, mas há consequências para quem não fizer. 

Os eleitores que não realizarem a revisão com cadastramento biométrico, dentre várias restrições, ficam impedidos de votar nas eleições 2016, não podem tomar posse em cargo público, não podem matricular-se em instituições públicas de ensino, ficam com restrição no CPF que impacta na renovação de bolsa-família, impede a concessão de empréstimo bancário e pode ocasionar bloqueio de conta corrente.

Para recadastrar, basta fazer um agendamento no site do TRE e no dia marcado comparecer ao posto de recadastramento portando documento original com foto e comprovante de residência atual.

COMENTÁRIOS dos leitores