Líder do governo no Senado elenca prioridades da gestão

A conclusão da transposição do Rio São Francisco e o programa Minha Casa, Minha Vida estão entre as prioridades da gestão até 2019

por Giselly Santos qui, 03/03/2016 - 15:55

A transposição do Rio São Francisco, as obras do programa Minha Casa, Minha Vida e os investimentos em educação estão entre as prioridades do Governo Federal para os próximos quatro anos. Ao menos foi o que informou o líder do governo no Senado, Humberto Costa (PT). Segundo ele, as iniciativas são observadas como prioritárias no Plano Plurianual (PPA), sancionado recentemente pela presidente Dilma Rousseff (PT). 

O documento, que vai orientar a ação do governo entre 2016 e 2019, prevê recursos da ordem de R$ 8,2 trilhões para o próximo quadriênio. O PPA está dividido em quatro eixos: redução de desigualdades, obras de infraestrutura, transparência/combate à corrupção e educação.

Segundo o líder, o governo, apesar da crise, “vem mantendo o seu compromisso de trabalhar por quem mais precisa”. “O PPA é uma radiografia das prioridades do governo. Dilma reafirmou o compromisso com os programas sociais, o desenvolvimento e a geração de empregos e com as obras de infraestrutura e a garantia de ampliação do acesso à educação. Corrigimos os rumos e sabemos que temos muito para avançar e o Plano Plurianual também diz muito sobre isso”, afirmou o senador.

O documento ainda destaca o Programa de Investimento em Logística (PIL), de concessão de serviços nas áreas de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias e determina a manutenção do regime de tributos específicos para as micro e pequenas empresas, como forma de manter e ampliar o incentivo ao emprego. “O PPA norteia o governo e contribui com o planejamento do país, além de ajudar a sinalizar para o setor privado e para a sociedade as metas, as obras e ações prioritárias”, afirmou Humberto.

Nesta semana, a bancada do PT se reuniu com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para apresentar projetos que devem integrar uma agenda legislativa da Casa a ser apresentada nos próximos dias. Entre as propostas apresentadas pelos petistas, está exatamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a obrigatoriedade de um planejamento estratégico para o PPA.

COMENTÁRIOS dos leitores