Romão assume secretaria do MEC na próxima semana
Economista será secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação e Cultura (MEC)
O economista pernambucano Maurício Costa Romão assume, na próxima semana, o comando da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). Ele foi convidado para ocupar o cargo pelo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho (DEM), na última terça-feira (17). Em conversa com o Portal LeiaJá, Romão confirmou ter aceitado o convite e disse que está de mudança para Brasília na segunda-feira (23).
“Ainda não estou totalmente a par das responsabilidades da Seres, mas pretendo me dedicar e definir as prioridades a partir de segunda, quando encontro o ministro Mendonça e vemos se realmente o convite será sacramentado”, pontuou.
A secretaria é responsável pela regulação e supervisão de instituições de educação superior públicas e particulares do sistema federal de educação superior; dos cursos superiores de graduação nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnológica e de cursos de pós-graduação lato sensu nas modalidades presencial e a distância.
Cabe ainda à Seres a certificação de entidades beneficentes de assistência social na área de educação e a promoção da qualidade do ensino, a partir do estabelecimento de diretrizes para a expansão de cursos e instituições.
Perfil - Maurício Romão é mestre e pós-doutor em economia pela Universidade de Illinois, Estados Unidos, e atuou como professor visitante das universidades de Illinois, da University College London e em Harvard.
Foi secretário de administração e reforma do estado do governo de Pernambuco, secretário-adjunto de planejamento da prefeitura de Recife, diretor de administração de incentivos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial.