Ilan Goldfajn será sabatinado pelo Senado na quarta-feira
Economista foi indicado pelo ministro Henrique Meirelles para assumir o comando do Banco Central
Indicado pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para a presidência do Banco Central, o economista Ilan Goldfajn será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta quarta-feira (1º). Relator da proposta de indicação, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) protocolou, na última sexta (27), o seu parecer pontuando que Goldfajn cumpre todos os requisitos para ser averiguado pelos pares.
Ao contrário do que normalmente acontecem com as indicações, neste caso o relator não pode se posicionar sobre o mérito de ser favorável ou não ao nome que postula o cargo em questão.
"As funções e as atividades desempenhadas revelam o nível de qualificação profissional e a formação técnica e acadêmica do indicado, ficando assim esta Comissão de Assuntos Econômicos em condições de deliberar sobre a indicação", concluiu o senador após apresentar um resumo do currículo acadêmico e profissional de Ilan”, justifica o relatório que será apreciado nesta terça (31).
Caso tenha a indicação aprovada, Goldfajn deve assumir o cargo a tempo de participar da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), nos dias 7 e 8 de junho.