Morto na ditadura, Pe Henrique recebe homenagem no Recife

Religioso ganhará um busto que ficará localizado na Praça de Parnamirim, último lugar onde teria sido visto ainda com vida em 1969

por Giselly Santos dom, 26/06/2016 - 15:23

Torturado e assassinado durante a ditadura militar, o padre Antônio Henrique recebe homenagens na próxima terça-feira (28). Desta vez, a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara e a Prefeitura do Recife inauguram, às 15h, um busto do religioso na Praça do Parnamirim, na Zona Norte do Recife. A praça teria sido o último lugar em que o padre foi visto com vida em maio de 1969.

De acordo com a Comissão da Verdade, o ato faz parte da estratégia do grupo de “preservar a memória de fatos históricos ocorridos durante o período ditatorial”. O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB); o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; o secretário de Direitos Humanos da PCR, Paulo Moraes; e a irmã do Padre Henrique, Izaíras Pereira são esperados para a inauguração. 

História  

Padre Antônio Henrique Pereira Neto foi ordenado sacerdote, no dia 25 de dezembro de 1965, aos 25 anos de idade, pelo então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara. Logo após a ordenação foi convidado para assessorar Dom Helder e trabalhar na Pastoral da Juventude, sendo orientador espiritual de jovens universitários e secundaristas. Ele esteve ao lado do então arcebispo durante os embates travados pela igreja contra o regime militar. 

Em 25 de maio de 1969, Padre Henrique foi encontrado morto em um terreno baldio no Recife. De acordo com o laudo da época, a morte foi ocasionada por um crime comum, supostamente cometido por toxicômanos, sem motivação política. Já segundo apurações da Comissão da Verdade “o assassinato do Padre Antônio Henrique foi, eminentemente, um crime político”.

COMENTÁRIOS dos leitores