Secretários de PE voltam temporariamente à Câmara Federal

Os deputados federais André de Paula e Sebastião Oliveira pediram para retornar à Casa para escolher o substituto de Eduardo Cunha

por Giselly Santos ter, 12/07/2016 - 12:48

Licenciados dos mandatos de deputado federal para assumir o comando de secretarias do Governo de Pernambuco, o titulares das pastas de Cidades, André de Paula (PSD), e Transportes, Sebastião Oliveira (PR), foram exonerados dos cargos a pedido, nesta terça-feira (12).  Os dois voltam à Câmara Federal, pela segunda vez este ano, para participarem da escolha do novo presidente que substituirá, em mandato tampão, o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou ao posto no último dia 7.

Os dois, entretanto, não vão votar junto com o PSB, partido do governador Paulo Câmara. Os socialistas escolheram o deputado Júlio Delgado para representá-los na disputa. Oliveira compõe o grupo dos partidos que integram o chamado "centrão", aliados a Cunha, e já tem o deputado Fernando Giacobo (PR-PR) como candidato ao cargo. Giacobo é atualmente o segundo vice-presidente da Casa. 

Já André de Paula, que é presidente estadual do PSD, deve se alinhar ao partido que disputará a presidência com Rogério Rosso (DF), apontado como o indicado de Cunha. Rosso foi presidente da comissão especial que votou pela admissibilidade do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) na Câmara. 

Até o momento, além de Rosso e Giacobo outros nove deputados estão inscritos para a disputa: Evair Vieira de Melo (PV-ES); Fausto Pinato (PP-SP) - ex-relator do processo por quebra de decoro parlamentar de Cunha no Conselho de Ética; Carlos Gaguim (PTN-TO) - aliado do peemedebista; Marcelo Castro (PMDB-PI) - ex-ministro da Saúde e desafeto do deputado afastado; Carlos Manato (SD-ES) - também próximo de Cunha; a filha do ex-deputado Roberto Jefferson, Cristiane Brasil (PTB-RJ); a pré-candidata à Prefeitura de São Paulo Luiza Erundina (PSOL-SP); Fábio Ramalho (PMDB-MG) e Heráclito Fortes (PSB-PI).

A expectativa é de que Rodrigo Maia (DEM-RJ) também formalize a candidatura nas próximas horas e Heráclito Fortes abdique da corrida para dar lugar a Delgado. A eleição vai acontecer nesta quarta-feira (13), as inscrições encerram às 12h do mesmo dia. As 14 cabines de votação já estão sendo instaladas no plenário da Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores