PCdoB lança pré-candidatura de Luciana nesta quinta

O evento acontece no Convento Santa Tereza, às 18h30, em Olinda

por Taciana Carvalho qua, 27/07/2016 - 15:42
Hivor Danierbe/LeiaImagens/Arquivo Hivor Danierbe/LeiaImagens/Arquivo

O PCdoB irá lançar a pré-candidatura da deputada federal Luciana Santos a prefeitura de Olinda, nesta quinta (28), às 18h30. Luciana, que também é presidente nacional da sigla, já ocupou o executivo do município entre 2000 e 2008. O evento será realizado no Convento Santa Tereza. Já a convenção partidária acontecerá no dia 5 de agosto. A chapa do PCdoB conta com 150 pré-candidatos ao legislativo municipal.

O PCdoB já está à frente da gestão na cidade há mais de quinze anos. O atual prefeito Renildo Calheiros já defendeu a candidatura da parlamentar afirmando que “ela respira a cidade e está mais experiente e madura”. A comunista vem afirmando que fará uma campanha com base de ideias e disse que irá investir na economia criativa. “Temos designers, artistas plásticos, além disso, existe uma carteira de investimentos na cidade que nunca se viu”, declarou em recente entrevista.

Na Cidade dos Altos Coqueiros, o PCdoB é aliado ao PT desde 2000. No entanto, este ano, o PT lançou a candidatura da deputada estadual Teresa Leitão para disputar a prefeitura. Sobre o assunto, Santos já afirmou que mantém uma relação de amizade com Leitão e que será mantida uma relação de respeito e até uma possível aliança para o segundo turno.

Já Teresa Leitão, que terá como você o radialista Gilberto Sobral, apresentado oficialmente nessa terça (26) pelo presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) e deputado Sílvio Costa Filho, afirmou que “a chapa do PT e PRB pode representar um novo ciclo de gestão. No Recife, a antiga coligação PT e PCdoB também não foi mantida: João Paulo (PT) irá disputar uma vaga no executivo da Capital; já o vice- prefeito do Recife Luciano Siqueira (PCdoB) será mantido como vice do prefeito Geraldo Julio (PSB).

Impeachment

Um dos principais assuntos envolvendo a parlamentar Luciana Santos foi o seu voto contrário ao impeachment. Na época, a deputada chegou a fazer uma alusão a uma música do compositor Capiba. “Tem uma canção em Pernambuco que diz ‘a injustiça dói; nós somos madeira de lei que cupim não rói’. Aqui o PCdoB vota por aqueles que tombaram pela democracia do nosso país, o PCdoB vota pelos brasileiros e brasileiras que estão nas ruas indignados. É por isso que o PCdoB diz em alto e bom som: "Vai ter luta. Não ao Golpe”, chegou a declarar.

Santos ainda afirmou que diversos segmentos da população se manifestam contra o golpe e enfatizou que “os golpistas sob a chefia do conluio Temer, Cunha e Aécio, macularam a Casa do Povo e da democracia. O povo e a história saberão cobrar os responsáveis por essa deplorável decisão”.

Perfil de Luciana

Exerceu mandato como deputada estadual, foi prefeita reeleita de Olinda (2000 a 2008), presidenta do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) de Pernambuco (1995-1996), e secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2009 a 2010).

No seu segundo mandato na Câmara dos Deputados é a única mulher da bancada de Pernambuco no Congresso Nacional. Em outubro de 2013 foi designada relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre Trabalho Infantil, e do Projeto de Lei que trata sobre Direito de Resposta. Atualmente é relatora da subcomissão de desenvolvimento tecnológico para o Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores