Federações esportivas fazem cobranças a Geraldo Júlio

Atual prefeito do Recife recebeu documento de presidentes das federações cobrando ações voltadas para o esporte por parte do munícipio

por Rodrigo Malveira seg, 29/08/2016 - 12:39
Divulgação/FAPE Atual prefeito do Recife prometeu responder federações em um prazo de 15 dias Divulgação/FAPE

Às vésperas das eleições municipais, o atual prefeito do Recife, Geraldo Júlio, recebeu de diversos presidentes de Federações Esportivas Pernambucanas, no último final de semana, na UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau, um documento solicitando algumas ações voltadas para o esporte na cidade. Entre os principais pontos estão a criação de programas de incentivo no âmbito municipal; a inserção de pessoas ligadas à área técnica esportiva na administração da Secretaria de Esportes; e o primeiro entre todos, que diz respeito a conclusão das obras do Geraldão.

“O Santos Dumont já está com convênio firmado com o Governo Federal para iniciar a reforma e agora estamos lutando pelo Geraldão. Quando o ginásio estiver pronto, vamos conseguir trazer grandes competições para o Recife. Geraldo sabe disso e garantiu que vai trabalhar para concluir o equipamento no mais curto espaço de tempo possível”, destacou o presidente da Federação Pernambucana de Basquete, Ênio Guimarães, que esteve presente no evento.

A ação também chegou a ser realizada com o atual governador Paulo Câmara em 2014, quando ele estava no período eleitoral. Na ocasião, as propostas solicitadas se assemelhavam as atuais. Geraldo Júlio prometeu aos dirigentes estudar todas as propostas enviadas e dar uma resposta dentro de um prazo de 15 dias.

Confira as 10 pontos propostos ao prefeito do Recife pelas federações:

“01 - Término das Obras do GERALDÃO - Concentrar esforços para o término das Obras do GERALDÃO. O equipamento é a grande saída para Recife sediar eventos nacionais e internacionais, em desportos de quadra.

02 - Criar o Programa BOLSA ATLETA E PARATLETA DO RECIFE - Criação de Lei Municipal para o referido programa, visando a SELEÇÃO de atletas, paratletas e técnicos, residentes em Recife, com orientações e acompanhamento até a fase de PRESTAÇÃO DE CONTAS.

03 - Criar a LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE DO RECIFE - Criação de Lei Municipal para o referido benefício, visando a SELEÇÃO de projetos desportivos, que contemplem atletas, paratletas, técnicos e eventos, com orientações e acompanhamento até a PRESTAÇÃO DE CONTAS.

04 - Criar o CONSELHO MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER - Discussão do planejamento desportivo, com participação da comunidade desportiva, será essencial para a elaboração de uma política democrática para o desporto.

05 - Apoiar os Projetos Desportivos das FEDERAÇÕES AMADORAS SEDIADAS EM RECIFE - São as Federações que fazem o desporto, juntamente com seus atletas, paratletas e técnicos. Elas não recebem subvenções e já foram taxadas de “pedintes”, por algumas pessoas.

06 - Mutirão para REGULARIDADE DAS FEDERAÇÕES AMADORAS - Criar, em caráter de urgência, Comissão para Análise e Avaliação da Regularidade das Federações com pendências perante a Fazenda Municipal, com alternativas de correção.

07 - Recriar os JOGOS ESCOLARES DO RECIFE – JEREs - O evento será uma seletiva municipal para que as escolas públicas e privadas alcancem os JEPs, já na Fase Regional/Estadual. Será mais um banco de talentos para futuros alunos atletas das Instituições de Ensino Superior do Estado.

08 - RECURSOS DESTINADOS ao ESPORTE - Criar mecanismo de gestão na Prefeitura do Recife, em que a comunidade desportiva e federações possam sugerir ações e indicar melhorias.

09 - CONCURSO PÚBLICO para a Secretaria de Esportes e Lazer - Atualmente os profissionais da Secretaria de Esportes são originários de outros órgãos.

10 - A Secretaria de Esportes do Recife seja composta por profissionais da área técnica de ESPORTES - Ter conhecimento e experiência comprovados na área de atuação, facilita o entendimento, inclusive, com a comunidade desportiva.”

LeiaJá também

--> Fechado, Geraldão está há 14 anos sem grandes eventos

--> Sem Geraldão, Recife frustra vindas da seleção de futsal

COMENTÁRIOS dos leitores