Deputado diz que Pernambuco não aceitará discriminação
Danilo Cabral disse estar preocupado pela exclusão de Pernambuco do pacote de concessões do Governo Federal
No plenário da Câmara Federal, nesta segunda (19), o deputado Federal Danilo Cabral (PSB) disse estar preocupado pela “exclusão” de Pernambuco do pacote de concessões do Governo Federal e, dos estados do Norte e Nordeste, no conjunto de compensações do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “Eu quero crer que isso não sinaliza a reedição de uma política discriminatória, preconceituosa com a Região. Nós já vimos esse filme antes e Pernambuco não vai aceitar esse tipo de conduta, de discriminação”, disparou.
O parlamentar declarou, no seu discurso, que no último encontro dos governadores dos estados do Norte e Nordeste com representantes da equipe econômica do Governo Federal, foi negada a possibilidade de compensação das perdas do FPE. “Esta é uma das principais demandas dos governos estaduais das duas regiões que foram pouco beneficiadas no projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União. Apenas 4,5% do valor total da dívida eram relativos aos estados do Norte e Nordeste”, disse Cabral.
“O Governo está legitimamente buscando parcerias com a iniciativa privada para garantir investimentos que, neste momento, o Estado brasileiro não pode fazer. Mas lamentavelmente, Pernambuco foi excluído desse pacote de concessão em que pese nós termos projetos entregues e aprovados ao Governo Federal”, acrescentou.
Danilo Cabral ainda salientou que causa preocupação desse tipo de conduta do Governo Temer. “Nossa presença no Plenário, então, é para manifestar nossa inquietação, diria até o nosso repúdio em função de duas medidas anunciadas na pelo Governo Temer, que tem reflexos sob o Nordeste, em especial em Pernambuco”, expôs.