Deputado diz que Pernambuco não aceitará discriminação

Danilo Cabral disse estar preocupado pela exclusão de Pernambuco do pacote de concessões do Governo Federal

por Taciana Carvalho seg, 19/09/2016 - 18:34
Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos Deputados Alex Ferreira / Acervo / Câmara dos Deputados

No plenário da Câmara Federal, nesta segunda (19), o deputado Federal Danilo Cabral (PSB) disse estar preocupado pela “exclusão” de Pernambuco do pacote de concessões do Governo Federal e, dos estados do Norte e Nordeste, no conjunto de compensações do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “Eu quero crer que isso não sinaliza a reedição de uma política discriminatória, preconceituosa com a Região. Nós já vimos esse filme antes e Pernambuco não vai aceitar esse tipo de conduta, de discriminação”, disparou.

O parlamentar declarou, no seu discurso, que no último encontro dos governadores dos estados do Norte e Nordeste com representantes da equipe econômica do Governo Federal, foi negada a possibilidade de compensação das perdas do FPE. “Esta é uma das principais demandas dos governos estaduais das duas regiões que foram pouco beneficiadas no projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União. Apenas 4,5% do valor total da dívida eram relativos aos estados do Norte e Nordeste”, disse Cabral.

“O Governo está legitimamente buscando parcerias com a iniciativa privada para garantir investimentos que, neste momento, o Estado brasileiro não pode fazer. Mas lamentavelmente, Pernambuco foi excluído desse pacote de concessão em que pese nós termos projetos entregues e aprovados ao Governo Federal”, acrescentou.

Danilo Cabral ainda salientou que causa preocupação desse tipo de conduta do Governo Temer. “Nossa presença no Plenário, então, é para manifestar nossa inquietação, diria até o nosso repúdio em função de duas medidas anunciadas na pelo Governo Temer, que tem reflexos sob o Nordeste, em especial em Pernambuco”, expôs.

COMENTÁRIOS dos leitores