Prefeitos do Recife, Olinda e Jaboatão são diplomados

Os vice-prefeitos e vereadores eleitos das respectivas cidades também foram diplomados, nesta segunda (19), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda

por Taciana Carvalho seg, 19/12/2016 - 19:02

Os prefeitos eleitos de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, Lupércio (SD) Anderson Ferreira (PR), respectivamente; Geraldo Julio (PSB), reeleito para mais um mandato no Executivo do Recife, vice-prefeitos e os vereadores que venceram a disputa eleitoral deste ano foram diplomados nesta segunda-feira (19). A cerimônia foi realizada no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A diplomação é o ato em que a Justiça Eleitoral atesta oficialmente que o candidato foi, efetivamente, eleito pela população estando apto a tomar posse do cargo.  

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB); o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Leopoldo Raposo, e juízes eleitorais compuseram a mesa de honra. Realizando a abertura do evento, o presidente do TRE-PE declarou que a solenidade representa a concretização de um resultado democrático da eleição. 

“Na data de hoje parabenizamos todos os eleitos e ressaltamos que tivemos uma eleição limpa, tranquila, ordeira e que a cidade não ficou suja. Os candidatos e o povo entendeu a mensagem do Tribunal. Não houve nenhum problema sério de violência”, disse Antônio Carlos. 

Sobre o evento, o governador destacou que os prefeitos que foram diplomados em todo o estado devem ter a consciência do momento que se vive. “Este foi um ano apertado e 2017 não será fácil de jeito nenhum e temos que fazer muitas parcerias. Buscar fazer com que as coisas aconteçam melhorando a qualidade do gasto, buscando oportunidades de receita e não deixando de maneira nenhuma que os serviços públicos caiam, piorem”.

Paulo Câmara também declarou que é preciso manter o padrão dos serviços públicos prestados buscando alternativas. “É muito importante a unidade dos municípios junto ao Governo do Estado buscando oportunidades com o Governo Federal para que a gente possa juntos superar esse momento difícil, buscar oportunidades de emprego, e fazer com que Pernambuco continue andando para frente”, acrescentou.

Bons políticos

O juiz eleitoral do Recife [150ª ZE], Emanuel Bonfim, representado a mesa formada, discursou salientando que a crise social, moral e institucional que o Brasil atravessa só poderá ser solucionada com “bons políticos”.  “O debate é inadiável. A sociedade brasileira se encontra estarrecida com o sistema corroído e corrupto em várias instâncias. A função pública foi desvirtuada da finalidade que é servir à população. É necessário que os detentores prestem conta de suas ações e que os cidadãos que elegeram cada um fiscalizem”.

“Parabenizamos pelo êxito do pleito e o reconhecimento popular. Hoje é o dia de consolidar o processo democrático com a diplomação. É o ato formal e a prerrogativa legal para que tomem posse dos respectivos cargos de prefeito e vereadores”, acrescentou Bonfim. 

A entrega dos diplomas acontece depois do término do pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado da eleição. O TRE-PE explicou que a cerimônia foi restrita aos três municípios “por uma questão de logística”. Nas outras cidades, a diplomação aconteceu em cada cartório eleitoral.

 

COMENTÁRIOS dos leitores