Justiça pede cassação do prefeito de Itapissuma

Tenório Filho (PSD) é acusado de abusar do poder econômico e político durante a campanha

por Taciana Carvalho qui, 26/01/2017 - 19:18
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) quer a cassação do registro de candidatura do prefeito de Itapissuma, José Bezerra Tenório Filho (PSD). Segundo o órgão, na disputa eleitoral de 2016, na qual Tenório Filho era candidato e era apoiado pelo então prefeito Cláudio Luciano da Silva Xavier (PSDB), conhecido como Cal Volia, abusaram do poder econômico e político. Cláudio Luciano, às vésperas das eleições, teria contratado o show do cantor Bell Marques, ex-vocalista da banda Chiclete com Banana. 

A PRE explicou que, além da contratação, os dois participaram do show em cima do trio elétrico com o cantor, que fez referências ao “55”, o número da campanha. 

Para a procuradoria, as práticas comprometeram uma disputa equilibrada. “O fato do evento ter sido custeado pela prefeitura da cidade configura abuso de poder econômico enquanto a presença dos candidatos, no trio elétrico com um artista de grande popularidade, consiste em abuso de poder político. Cal Volia, inclusive, publicou em uma rede social uma foto com o cantor e seu candidato fazendo alusão ao número “55”, o que também pode ser considerado como propaganda eleitoral antecipada”, justificou.

Ainda destacou que nenhum outro candidato teve a oportunidade de se promover em cima de um trio elétrico. “Com um cantor de fama nacional, tampouco teve acesso aos recursos da prefeitura para custear um show desse porte”, acrescentou.

O pedido de cassação do registro de candidatura foi feito pela PRE-PE ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de interposição de Recurso Especial, já que o Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE) julgou improcedente o pedido de cassação.

 

COMENTÁRIOS dos leitores