Cidadãos podem questionar indicado de Temer para o STF

As perguntas podem ser encaminhadas até o dia da sabatina, prevista para o dia 22 de fevereiro. Se aprovado, Alexandre de Moraes vai substituir o ministro Teori Zavascki no STF

por Giselly Santos qui, 09/02/2017 - 15:34
Geraldo Magela/Agência Senado Qualquer cidadão pode encaminhar perguntas a CCJ no Senado Geraldo Magela/Agência Senado

A população brasileira também pode participar da sabatina de Alexandre de Moraes, indicado pelo presidente Michel Temer (PMDB) ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado (0800 61 22 11), os cidadãos podem enviar perguntas e informações sobre o candidato.

De acordo com o presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PMDB-MA), o relator da indicação (MSF 8/2017) será o senador Eduardo Braga (PMDB-MA). Braga poderá aproveitar informações e perguntas dos cidadãos e, inclusive, marcar uma audiência pública em face das informações e indagações recebidas. As perguntas podem ser encaminhadas até o dia da sabatina, prevista para o dia 22 de fevereiro.

Esta é a segunda vez que a população pode participar da sabatina de um indicado a Corte Alta. A primeira foi em maio de 2015, quando a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) indicou o ministro Luiz Edson Fachin ao STF. Na ocasião, 700 pessoas encaminharam questionamentos. 

Alexandre de Moraes foi indicado para ocupar a vaga deixada por Teori Zavascki, morto no último dia 19 após acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro. Ele se licenciou do Ministério da Justiça, onde exercia o cargo de ministro, e iniciou uma série de visitas para se apresentar aos 81 senadores, uma vez que além da CCJ, a indicação também será analisada no Plenário do Senado Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores