Paradas até então, 6 comissões do Senado serão instaladas

Nos encontros também serão eleitos os presidentes e vice-presidentes de cada colegiado

por Dulce Mesquita seg, 13/03/2017 - 09:10

Mais de um mês após o início dos trabalhos legislativos, seis comissões permanentes do Senado serão instaladas nesta semana. Nos encontros também serão eleitos os presidentes e vice-presidentes de cada colegiado. O atraso nas instalações foi porque os partidos demoraram a fazer as indicações dos membros para os colegiados.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) estará reunida às 9h30 de terça-feira (14). O comando para os próximos dois anos ainda está indefinido.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) se reunirá também na terça, às 10h, após convocação do integrante mais idoso, senador Raimundo Lira (PMDB-PB). Ao colegiado cabe, entre outras coisas, emitir parecer sobre aspecto econômico e financeiro de qualquer matéria que lhe seja submetida por despacho do presidente do Senado, por deliberação do Plenário ou por consulta de outra comissão.

Às 11h, será a vez da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), cuja reunião deverá ser comandada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). A comissão, no entanto, deverá continuar sob o controle do PT, que teve o senado Paulo Paim (PT-RS) na presidência nos anos anteriores.

Já a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) tem encontro marcado às 11h30, da terça. O membro mais idoso do colegiado, o senador Pedro Chaves (PSC-MS), abrirá os trabalhos. No entanto, o nome pode mudar, porque ainda há cadeiras a serem preenchidas e um senador mais idoso pode ser indicado para o colegiado até lá. A comissão deverá permanecer sob o comando do PSB — o presidente nos últimos dois anos foi o senador Romário (PSB-RJ).

Na quarta-feira (15), duas comissões iniciarão os trabalhos: a de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), às 8h30, e a de Assuntos Sociais (CAS). A primeira deve ficar com o PSD . Já a segunda deverá ter o comando da senadora Marta Suplicy (PMDB-SP).

COMENTÁRIOS dos leitores