Irmão Ricardo: de ambulante a prefeito interino de Ipojuca

Político passou 20 anos trabalhando como ambulante vendendo óculos de sol na praia de Porto de Galinhas

por Taciana Carvalho qui, 06/04/2017 - 17:52
Divulgação Divulgação

O prefeito interino de Ipojuca, Irmão Ricardo (PTC), tem uma história particular. Antes de realizar o sonho de contribuir politicamente na cidade, ele teve que vencer dificuldades financeiras e chegou, até mesmo, a vender produtos na praia para se sustentar.

Na primeira parte da série Entrevista da Semana, ele contou que nasceu em Sirinhaém, mas aos cinco anos foi morar em Ipojuca, mais precisamente no Engenho Caetés. Aos 15 anos, começou a trabalhar no setor da cana-de-açúcar. Aos 19, decidiu ampliar os horizontes e encontrou na praia de Porto de Galinhas uma forma de crescer. Decidiu vender óculos de sol. Até chegar a vencer a eleição de vereador na cidade, em 2012, se passaram 20 anos de trabalho como ambulante, além de duas derrotas nos pleitos que participou em 2004 e 2008. 

Ele se tornou chefe do Executivo de Ipojuca após a Justiça Eleitoral impedir que Romero Sales (PTB), candidato eleito em 2016, fosse empossado prefeito (por ter sido condenado por improbidade administrativa). Como Ricardo é o presidente da Câmara Municipal, automaticamente assumiu o cargo. 

O ex-ambulante diz que sua rápida ascensão foi “um projeto de Deus” em sua vida. “Não tenho dúvidas disso. Não sei se no Brasil ou em Pernambuco alguém conseguiu ser eleito vereador, presidente da Câmara e prefeito em cinco anos. Se teve alguém, eu não conheço. Então, atribuo isso ao nosso Deus, que me tem dado sabedoria e à minha família. Esse foi o segredo do meu sucesso”, acredita. 

Irmão Ricardo também agradeceu a todas as pessoas que confiaram nele. “Foi o povo que me colocou aqui. Eles foram sonhadores que sonharam comigo. Vou continuar fazendo o meu trabalho sempre com transparência e fazendo as minhas reivindicações”. 

A diplomação da prefeita Célia Sales (PTB), esposa de Romero Sales, eleita para comandar a cidade, no último 2 de abril, deve acontecer até o dia 20 deste mês. A decisão de quando ela toma posse é feita pela câmara, seguindo o regimento interno, em conjunto com a chapa vencedora. Irmão Ricardo conta que seu trabalho como vereador continuará sendo o de fiscalizar o Executivo. Ele ainda frisou que o projeto Resgatando Vida para Cristo, que tem entre outros objetivos combater as drogas, será intensificado. 

COMENTÁRIOS dos leitores