Vereador cobra fiscalização de bancas e fiteiros no Recife

O parlamentar Wanderson Florêncio (PSC) declarou que pedestres se arriscam nas vias de carros porque, muitas vezes, não têm por onde passar

por Taciana Carvalho qua, 28/06/2017 - 13:45
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

O vereador do Recife Wanderson Florêncio (PSC) contou, nesta quarta-feira (28), que vai pedir um levantamento para a prefeitura de todas as bancas de revista e fiteiros que existem na cidade. O vice-líder do governo criticou o fato de que parte das bancas ocupam as calçadas. “Fazendo com que o pedestre fique sem ter por onde passar, muitas vezes, se arriscando e utilizando a via para veículos”, criticou. 

“Muitas bancas estão indo contra as questões urbanísticas da cidade e ocupam boa parte do espaço público. De acordo com a Lei 16.890/2003, as bancas de revistas e fiteiros não devem dificultar o livre trânsito de pedestres, em especial das pessoas com deficiência. Estamos solicitando à prefeitura um levantamento de todas as bancas de revista cadastrados na cidade e as bancas que não forem cadastradas. Vamos solicitar, de forma imediata, providências”, alertou.

A iniciativa de começar uma fiscalização nas bancas de revista e fiteiros abandonados no Recife aconteceu após receber diversas denúncias por meio das redes sociais. A primeira vistoria começou, hoje, nos bairros do Arruda e em Boa Viagem. “Foram encontradas várias bancas e fiteiros fechados ou até mesmo locadas e, assim, sendo usados com outros propósitos  como depósito de água, loja de conserto de celular e, até mesmo, um ponto de açaí  funcionando apenas às noites”, contou. 

Wanderson disse que o problema se torna muito maior pelo fato de que, de acordo com ele, algumas “servem meramente como ponto de contravenção, para a prática do jogo do bicho e jogos de azar”. Diante da situação, ele garantiu que vai solicitar o fechamento e a retirada imediata de todas que “hoje são meramente pontos de contravenção”. 

COMENTÁRIOS dos leitores