Lupércio: um prefeito ainda sem grandes marcos em Olinda

O então candidato Professor Lupércio (SD) foi vitorioso, em 2016, encerrando um ciclo longo da gestão do PCdoB. Nascia uma nova esperança para boa parte dos olindenses

por Taciana Carvalho ter, 16/01/2018 - 18:32
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O prefeito de Olinda Lupércio do Nascimento (SD) vai ser lembrado na cidade Alta a iniciar pela vitória na eleição de 2016 com um fator histórico: o então candidato do Solidariedade era visto com descrença até mesmo para chegar no segundo turno, mas venceu até uma rival conhecida pelos olindenses: a ex-prefeita Luciana Santos (PCdoB), que conseguiu o quarto lugar. Lupércio fechou um clico do comando do PCdoB em Olinda de 16 anos deixando para trás críticas intensas à última gestão do então prefeito Renildo Calheiros. 

O comando de Lupércio, que é evangélico e tem um perfil de falar sem muitas delongas, já começou com polêmicas desde o dia da posse. Na ocasião, ele contou um pouco sobre a sua trajetória de vida e chegou a dizer que a conquista do comando de Olinda era “um milagre de Deus”. “Há quatro anos eu estava aqui na casa Bernardo Vieira de Melo. Não é fácil chegar até aqui. Eu fui para a casa Joaquim Nabuco e de lá para o Palácio dos Governadores. Isso só em quatro anos. Isso só se chama um milagre de Deus. Não é outra coisa", declarou na ocasião.

A expectativa de uma gestão com transformações cruciais para a população de Olinda ainda está no papel neste um pouco mais de um ano de gestão. Entre as promessas, Lupércio afirmou que iria trabalhar todos os dias para dar uma nova “roupagem” a Olinda e fazer valer cada voto que obteve nas urnas. 

Somam-se às dificuldades que passa o prefeito, um outro fato: os problemas estruturadores do município. A própria ex-prefeita Luciana Santos, que por oito anos esteve à frente da prefeitura, chegou a dizer que “Olinda é uma cidade muito difícil de se governar” pela ausência de um planejamento para que pudesse crescer e se desenvolver. “Somos vítimas desse modelo perverso”, salientou em uma entrevista ao LeiaJá

Promessas de Lupércio

Entre outras garantias dadas por Lupércio ficou conhecida uma frase que ele repetiu por diversas vezes durante a campanha eleitoral: “Tirar a saúde de Olinda da UTI”. No entanto, até dezembro do ano passado, faltando pouco tempo para completar um ano de gestão, um dado nada animador: apenas seis Unidades de Saúde da Família (USF) passaram por reformas e foram reabertas como a de Águas Compridas e a Varadouro I e II. Um dado divulgado e comemorado pelo próprio prefeito e que, se significa um ganho, ainda muito falta se comparado com as necessidades que a população olindense passa nesse setor. 

No geral, as ações ainda parecem tímidas como coleta de lixo, poda de árvores, obras urbanização como pintura de meio-fio e limpeza de canais, bem como melhoria da iluminação em alguns bairros e reformas de escolas. 

Na área do esporte, uma atitude diferenciada: as olimpíadas escolares e os jogos populares voltaram a acontecer na cidade, para mais de três mil alunos da rede municipal, após 10 anos sem acontecer. Na segurança, ele criou a Operação Orla Segura com o objetivo de garantir mais segurança para quem anda pelo calçadão com a presença de duas viaturas e dois motopatrulheiros que, segundo ele, atua ao longo dos 7 km do local. 

Na educação, o reajuste no salário dos professores, que passaram a receber um acréscimo de 7,64% nos vencimentos, também entra na lista das ações positivas. Ele falou que sabia “na pele” a importância que a classe possui já que também é bacharel em Direito pela Faculdade de Olinda (Focca) e professor de matemática. 

Um prefeito mais presente

Entre as críticas ao ex-deputado, uma iniciativa de Lupércio não se pode negar: vistoriar a cidade e ouvir o povo. Ele faz questão de monitorar presencialmente obras e demais inaugurações na cidade. No primeiro dia oficial como prefeito, ele chegou a acompanhar junto à sua equipe um mutirão de limpeza na PE-01. Também é comum encontrá-lo em outras atividades afins verificando, por exemplo, limpeza das ruas e dos pátios das feiras. Ele chegou a criar um dia de atendimento, às quartas, para atender ao público em seu gabinete. 

Quando completou um ano de gestão, Lupércio agradeceu os votos recebidos. “Hoje completa 1 ano que os olindenses confiaram em mim e votaram por uma cidade melhor, mais bonita e com mais esperança. Agradeço todos os dias pela oportunidade que foi me dada para governar a nossa cidade”, escreveu no seu Facebook. Só resta saber se os olindenses concordam com a declaração de que a cidade está melhor, mais bonita, e se a esperança dos moradores continua a mesma. 

COMENTÁRIOS dos leitores