Vereador defende guarda municipal armada

“Sou contra o armamento do cidadão, mas sempre defendi que a guarda seja armada”, declarou Almir Fernando (PCdoB)

por Taciana Carvalho qua, 21/02/2018 - 16:34
Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

Um dos assuntos debatidos, nesta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores do Recife, foi a possibilidade de conceder o porte de armas para os guardas municipais do Recife, assim como foi feito no Cabo do Santo Agostinho. O vereador Almir Fernando (PCdoB) lamentou o fato de que ainda não existe a concessão para armar os profissionais que trabalham na capital pernambucana.

Almir falou que, com a criação da Secretaria de Segurança Urbana do Recife, achava que seria uma oportunidade para armar os guardas, mas ainda sem sucesso. Também ressaltou que essa seria uma forma para que eles ajudassem as polícias Militar e Civil. 

No entanto, o parlamentar ressaltou que todos deverão passar por um processo de capacitação. “Ninguém quer que vá para a rua sem estarem preparados e organizados. Sou contra o armamento do cidadão, mas sempre defendi que a guarda seja armada. Vou muito mais além, eu defendo a municipalização da segurança porque é o município que está ao lado das pessoas”. 

No plenário, o vereador Ricardo Cruz também defendeu o porte de armas. “Aqui no Recife nem carteira funcional temos. Chegamos ao ponto de ser uma vergonha, uma indignação nós não termos uma carteira funcional para apresentar. Trago essa sugestão do Cabo de Santo Agostinho ao qual parabenizo o prefeito Lula Cabral, que colocou o guarda municipal junto à Polícia Militar para evitar muitos malefícios para os cidadãos”. 

Lula Cabral já chegou a elogiar, em entrevista ao LeiaJá, a atuação da guarda municipal armada. “Nós temos prendido muitos bandidos no Cabo que vai para a cidade. A nossa guarda que anda armada, que tem poder de polícia, faz acontecer no Cabo”, ressaltou na ocasião. 

COMENTÁRIOS dos leitores