Pela primeira vez, militar comandará ministério da Defesa

Desde 1999, quando foi criado, apenas civis estiveram à frente do ministério, por onde já passaram Aldo Rebelo (PSB), José Alencar (PMDB) e Jaques Wagner (PT)

por Giselly Santos seg, 26/02/2018 - 12:46
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O general Joaquim Silva e Luna Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com a transferência de Raul Jungmann (PPS-PE) do comando do Ministério da Defesa para o Extraordinário da Segurança Pública, o presidente Michel Temer (MDB) nomeia pela primeira vez um militar para o comando da Defesa, o general Joaquim Silva e Luna. Ele assume de maneira interina.

Silva e Luna é o atual secretário-geral da pasta, ele foi chefe do Estado Maior do Exército e é general do Exército da reserva. Desde 1999, quando foi criado, apenas civis estiveram à frente do ministério, por onde já passaram Aldo Rebelo (PSB), José Alencar (PMDB) e Jaques Wagner (PT). 

Nos bastidores palacianos, comenta-se que a expectativa é de que o general deixe de ser interino e se mantenha no cargo, o que seria um afago de Temer as Forças Armadas. O que reforça isso é a proximidade do prazo para desincompatibilização dos ministros que desejam concorrer a um cargo público nas eleições deste ano. 

Um general vem sendo pedido por militares no comando da Defesa há um tempo. A pauta, inclusive, é bandeira defendida pelo deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Na última sexta-feira (23), ele chegou a dizer que a criação do Ministério da Segurança “somente teria lógica se o Governo nomeasse para a Defesa um Oficial-General de 4 estrelas (mais alto posto)”.

Perfil

Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército. E, ainda, participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai. 

COMENTÁRIOS dos leitores