Presidente da CUT-PE será candidato a deputado federal

O dirigente Carlos Veras quer ser o representante da classe trabalhadora no Congresso Nacional e garantiu que vai fazer “diferente” dos demais parlamentares

por Taciana Carvalho seg, 26/03/2018 - 19:02
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens Rafael Bandeira/LeiaJáImagens

Após o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, surpreender a muitos lançando a sua pré-candidatura a presidente do Brasil, foi a vez de mais um dirigente social colocar o seu nome para concorrer a uma vaga na eleição de outubro: Carlos Veras, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), será candidato a deputado federal pelo PT. Em entrevista concedida ao LeiaJá, nesta segunda-feira (26), ele falou sobre a necessidade de um representante da classe trabalhadora no Congresso Nacional. 

Veras contou que essa é uma estratégia nacional construída com os movimentos sociais desde 2016. “Nós estamos em cada estado uma pré-candidatura a deputado federal para que a classe trabalhadora tenha no Congresso Nacional uma representação. Não dá para a gente estar nas ruas lutando todo santo dia em defesa dos nossos direitos, vendo um Congresso conservador representando o capital das elites assaltando e roubando os nossos direitos, e quando chegar a eleição ver os trabalhadores e os dirigentes votando nos seus algozes, naqueles que estão retirando os nossos direitos”, justificou. 

O presidente da CUT-PE falou que não tem medo de críticas porque já as enfrenta há muito tempo. “E depende também das críticas porque eu tenho certeza que os trabalhadores que acordam todos os dias cedo, que lutam para trabalhar, não vão estar nos criticando. Aqui em Pernambuco fui escolhido pelo conjunto dos dirigentes sindicais do campo e da cidade e dos movimentos sociais para representá-los nesse projeto. É uma pré-candidatura legítima da classe trabalhadora aqui em Pernambuco”. 

Ressaltou também que os parlamentares que estão no Congresso não representam os trabalhadores. “Se a gente tivesse lá uma maioria a favor dos trabalhadores, tudo o que passasse por lá seria a favor dele e não do capital privado. Porque passou a reforma trabalhista? Porque passou a reforma do ensino médio? Porque é que estão vendendo tudo que existe neste país? Porque é que houve um golpe?", indagou. 

Carlos Veras se mostrou confiante sobre a possibilidade de sair vitorioso. “Eu tenho certeza que vamos mudar o Congresso Nacional em cada estado elegendo um federal dos trabalhadores. São eles que vão estar construindo a nossa pré-campanha e são eles que vão construir o nosso mandato porque nós precisamos de algo diferente, mas não vamos para lá fazer mais do mesmo. Tem que fazer diferente. Nós precisamos renovar e estamos apresentando algo novo“, ressaltou. 

COMENTÁRIOS dos leitores