Em carta, Lula diz que vai criar 'o Dia do Volto'

Fazendo alusão ao Dia do Fico, quando Dom Pedro I decidiu permanecer no Brasil ao invés de voltar para Portugal, Lula disse que voltará ao comando do país para "fazer o Brasil feliz outra vez"

por Giselly Santos ter, 24/07/2018 - 10:28
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo O PT pretende registrar a candidatura de Lula à Presidência da República no próximo dia 15 de agosto Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Em mais uma de suas cartas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai criar o "Dia do Volto". Fazendo alusão ao Dia do Fico, quando Dom Pedro I decidiu, em 1822, permanecer no Brasil ao invés de voltar para Portugal, como exigia a coroa portuguesa, Lula disse que voltará ao comando do país para "fazer o Brasil feliz outra vez".

As palavras do ex-presidente foram divulgadas nesta terça-feira (24), em publicação nas redes sociais dele de fotos de uma carta direcionada ao presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana. 

"Diga bem alto para todo mundo ouvir que sou candidato a presidente, porque tenho certeza que posso recuperar o Brasil, recuperar empregos, salários, escolas, saúde, auto estima, dignidade e a soberania do nosso povo", pede Lula ao amigo na carta. 

"O imperador Dom Pedro I criou o Dia do Fico. E eu vou criar o dia do Volto para, junto com o povo, fazer o Brasil feliz outra vez", completou o ex-presidente. 

No texto, Lula ainda salienta que "os adversários sabem que quando governei o Brasil foi o melhor momento da nossa história, por isso não querem que eu possa ser candidato". 

O ex-presidente petista está preso desde o dia 7 de abril, para cumprir uma condenação da Lava Jato de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. Apesar disso, o Partido dos Trabalhadores tem reafirmado constantemente que vai registrar o pedido de candidatura de Lula à Presidência da República no próximo dia 15 de agosto. 

COMENTÁRIOS dos leitores