Candidato quer ser eleito para extinguir o Senado

Mesmo sendo postulante a ocupar uma vaga na Casa Alta, Hélio Cabral (PSTU) fez duras críticas ao modelo vigente

por Giselly Santos ter, 04/09/2018 - 12:51

Candidato a senador por Pernambuco pelo PSTU, o professor Hélio Cabral afirmou, nesta terça-feira (4), que uma das principais propostas dele é extinguir o Senado e transformar o Congresso Nacional em uma “Câmara Única”. Mesmo sendo postulante a ocupar uma vaga na Casa Alta, Cabral fez duras críticas ao modelo vigente.

"Estamos defendendo o fim do Senado, porque é uma câmara conservadora que funciona como um filtro que vem a barrar aquilo que, por ventura, for aprovado em favor dos trabalhadores na Câmara dos Deputados”, declarou, em entrevista à Rádio Folha. 

Hélio Cabral disse que a criação de uma “Câmara Única” reduziria a alta despesa dos cofres públicos aos parlamentares. "O congresso brasileiro é um dos mais caros do mundo. Para se ter uma ideia, gastamos mais de R$ 10 bilhões no ano passado com os parlamentares, dinheiro que não foi gasto nem com a saúde nem com a educação", argumentou.

O candidato disparou críticas ainda ao modelo de vices e suplentes existente no país. "Nem o papa tem vice. Quando o papa morre tem aquela fumacinha lá e é eleito outro papa. O presidente da República tem um vice. E sabe quantos vice tem um senador? dois vices. ou seja, o cara tem que morrer duas vezes", ironizou.

COMENTÁRIOS dos leitores