Paulo:isenção do IPVA a cinquentinhas não resolve problema

Na ótica do candidato à reeleição ao governo de Pernambuco, a proposta atinge uma questão de saúde pública, uma vez que os acidentes de motos representam de 60% a 70% dos leitos de emergência ocupados no Estado

por Giselly Santos qui, 20/09/2018 - 11:24
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Câmara disse que a questão de isenção do IPVA para motos cinquentinhas é um caso de legislação federal Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

A promessa de isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para as motos de 50 cilindradas, as famosas cinquentinhas, do candidato Armando Monteiro (PTB) não foi bem avaliada pelo governador Paulo Câmara (PSB), que é candidato à reeleição. Na ótica do pessebista, a proposta atinge uma questão de saúde pública e não melhora a qualidade de vida dos pernambucanos.  

“Vai resolver os problemas? Não vai. Precisamos olhar que precisamos de receita para cuidar da saúde pública. Isso é uma questão, no meu entendimento, que não vai melhorar a qualidade de vida do povo de Pernambuco”, argumentou, ao ser indagado sobre o assunto durante sabatina no Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), nessa quarta-feira (19). 

Segundo Paulo, o uso de motocicletas virou uma questão de saúde pública, uma vez que os acidentes de motos representam de 60% a 70% dos leitos de emergências ocupados no Estado e isso “desmantelou muita coisa dessa questão das superlotações dos nossos hospitais”. 

“Hoje um acidentado de moto custa R$ 120 mil e ocupa 30 dias do nosso leito. Então, isso explodiu nos últimos anos. Pernambuco é um dos únicos Estados, junto com Goiás e Espirito Santo, que evitou aumento ano a ano, mas não conseguiu diminuir o número de acidentes. [...] É uma questão de saúde pública muito grande que surgiu na última década”, explicou, fazendo referência ao aumento de crédito para a população. 

Ainda de acordo com Paulo Câmara, a questão de isenção do IPVA para motos cinquentinhas é um caso de legislação federal. A Lei Federal 13.154, que obriga emplacamento de motocicletas deste modelo e pagamento de IPVA, está em vigência desde 2015.

COMENTÁRIOS dos leitores