“Eu tive a felicidade de ser o mais votado”, diz Humberto
O senador Humberto Costa (PT), que por vezes foi chamado de “golpista” na campanha pelos opositores, recebeu 1.713.565 votos
O senador Humberto Costa (PT) foi um dos grandes protagonistas da disputa eleitoral no estado de Pernambuco ao se aliar ao governo Paulo Câmara (PSB) e a um rival histórico: o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB). Mas nem as inúmeras críticas recebidas pelos opositores, que por diversas vezes o chamou de “golpista”, fez com que o petista deixasse de conquistar a primeira colocação na contagem de votos. Humberto teve 1.713.565 votos e Jarbas conseguiu o segundo lugar com 1.430.802 votos.
Em entrevista concedida ao LeiaJá, Humberto Costa disse que a campanha da Frente Popular foi um sucesso absoluto. “Conseguimos ganhar a eleição para o Governo do Estado ainda no primeiro turno, elegemos os dois senadores. Eu tive a felicidade de ser o mais votado, mas independentemente disso foi muito bom que a Frente Popular tenha conseguido eleger os dois senadores”.
Reeleito para mais oito anos no Congresso Nacional, aos 61 anos, Humberto também falou que o resultado foi a demonstração da força do governador Paulo Câmara. “E também foi muito importante porque nós demos a Haddad, no primeiro turno, uma votação muito expressiva que contribuiu para que ele pudesse chegar ao segundo turno e nós agora estarmos disputando a Presidência da República nesse segundo turno. Então, eu acho que foi muito positivo”.
Assim que soube do resultado, o senador falou que o seu trabalho vai ser muito importante para ajudar a construir uma base de sustentação no Senado. “De trabalhar algumas medidas emergenciais que o nosso governo vai ter que fazer, tipo a revogação dessa reforma trabalhista e a revogação da PEC 95", afirmou durante evento do partido.
O petista, formado em medicina na UFPE e em jornalismo na Unicap, já foi deputado federal, deputado estadual, vereador, além de ministro da Saúde, secretário das Cidades de Pernambuco e da Saúde do Recife.