Petrobras anuncia que recebeu indicação de novo presidente

Como já havia sido adiantado pela equipe econômica do futuro governo Bolsonaro, o indicado foi o economista Roberto da Cunha Castello Branco

por Giselly Santos sex, 14/12/2018 - 11:59
FGV/Divulgação FGV/Divulgação

A Petrobras anunciou, em nota encaminhada à imprensa, que recebeu um ofício com a indicação do economista Roberto da Cunha Castello Branco para presidir a estatal e se tornar membro do Conselho de Administração. O nome, que agora passará pelos trâmites internos, já havia sido adiantado pela equipe econômica do futuro governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).  

“A indicação será submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia, com apreciação pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão, e pelo Conselho de Administração e, posteriormente, pela Assembleia Geral de Acionistas”, relata a nota da Petrobras.

Com pós-doutorado pela Universidade de Chicago, Castello Branco já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale. E, inclusive, já defendeu publicamente a privatização da Petrobras.

“A privatização [...] deve ter três prioridades: foco nas grandes estatais, como Petrobras e Correios, em instituições financeiras e o emprego de ofertas públicas de ações para a venda de empresas, em lugar de leilões do controle acionário para grupos de investidores, modelo adotado nos anos 90”, chegou a dizer o economista em artigo publicado no jornal Valor Econômico.

COMENTÁRIOS dos leitores