STF pode afastar Deltan Dallagnol do comando da Lava Jato

Ministros da Alta Corte já solicitaram cópias das conversas que foram apreendidas pela Polícia Federal. A informação é do jornal Folha de São Paulo

sex, 02/08/2019 - 09:11
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode pedir o afastamento do procurador Deltan Dallagnol do comando da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. A informação é do jornal Folha de São Paulo. Segundo a reportagem, ministros do STF buscam caminhos para que o afastar o procurador.

Conversas de bastidores dão conta de que a procuradora-geral Raquel Dodge está sendo pressionada para efetuar a medida. Ela teria discutido o assunto durante uma reunião de emergência, nessa quinta-feira (1º), em Brasília. 

Dodge, contudo, não está disposta a se indispor com o Ministério Público Federal (MPF) e o STF é quem deve decidir o destino de Dallagnol. Como o ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito das fake news, pode ser ele que tenha que decidir sobre o eventual afastamento. 

Nessa quinta, Moraes determinou que as mensagens hackeadas pelo grupo preso na Operação Spoofing sejam encaminhadas ao STF em até 48 horas. Além dele, o ministro Luiz Fux também solicitou que o material apreendido e decidiu liminarmente pela preservação das conversas, que podem ser usadas como provas de algum processo. 

COMENTÁRIOS dos leitores