TCE vai investigar funcionários fantasmas em Tamandaré

Caso se confirme, o prefeito da cidade Sérgio Hacker (PSB) pode responder por crime de responsabilidade e infração político administrativa

por Giselly Santos sex, 05/06/2020 - 12:41

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) afirmou, por meio de nota divulgada nesta sexta-feira (5), que vai investigar a possível existência de servidores fantasmas na prefeitura de Tamandaré, no Litoral Sul do Estado, gerida pelo prefeito Sérgio Hacker (PSB).

Após a morte de Miguel Otávio, de cinco anos, filho da empregada doméstica que trabalhava na casa do pessebista, Mirtes Renata, foi descoberto pelo Jornal do Comércio, e confirmado pelo LeiaJá, que a mãe do menino constava como servidora municipal. Os dados estão disponíveis no Portal de Transparência do município.

De acordo com o TCE, caso se comprove a irregularidade, Sérgio Hacker pode ser  penalizado. Uma auditoria especial para apurar o caso será instaurada pelo órgão.

"O Tribunal de Contas do Estado informa que está apurando o caso da sra. Mirtes Renata Santana de Souza junto à prefeitura de Tamandaré e vai instaurar uma auditoria especial para investigar a denúncia", informa a nota.

"Após a fiscalização, constatada a veracidade dos fatos, o gestor poderá responder por crime de responsabilidade e infração político administrativa. Na existência de pagamentos por serviços não prestados, os envolvidos deverão ser chamados a devolver a quantia recebida. Neste caso específico, o prefeito poderá responder solidariamente, ou seja, terá que também ressarcir os cofres públicos", completa o texto.

Segundo Mirtes Renata, Miguel estava sob os cuidados da esposa do prefeito, Sari Corte Real, quando foi colocado sozinho em um elevador, se perdeu no prédio e caiu de uma altura de 35 metros.

COMENTÁRIOS dos leitores