Covid-19:Pazuello comete gafe ao analisar Norte e Nordeste

O ministro da Saúde interino afirmou que ambas as regiões estão “mais ligadas ao inverno do hemisfério Norte”. No Brasil, apenas 4 estados da região Norte ficam parcialmente fora do hemisfério Sul

ter, 09/06/2020 - 19:19
Najara Araujo/Câmara dos Deputados Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Em reunião ministerial realizada nesta terça (9), o ministro interino da Saúde, o general Eduardo Pazzuelo afirmou que a pandemia do novo coronavírus se aproxima do fim nas regiões Norte e Nordeste, que teriam sido, em suas palavras, mais impactadas pelo fato de estarem “mais ligadas ao inverno do hemisfério Norte”. “Para efeitos da pandemia, nós podemos separar o Brasil em Norte e Nordeste, que é a região que está mais ligada ao inverno do hemisfério Norte, são as datas do hemisfério Norte em termos de inverno, e ao Centro-Sul, Sudoeste, Centro-Oeste, que é o restante do país que está mais ligado ao inverno do hemisfério Sul”, afirmou.

No Brasil, apenas 4 estados da região Norte ficam parcialmente fora do hemisfério Sul. Pazzuelo disse ainda, citando as capitais Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), que em ambas as regiões já está havendo redução de número de óbitos e percentual de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Posso afiançar aos senhores que é assim que está acontecendo. A epidemia vai se espraiando”, completou.

Pazzuelo sugeriu que  o movimento de aumento do contágio agora ocorre nas cidades do interior. “E essa é a terceira etapa, que nós consideramos como o final da passagem da pandemia. A estratégia é usar a estrutura já desdobrada nas capitais e regiões metropolitanas, que hoje começam a ficar ociosas”, comentou.

COMENTÁRIOS dos leitores