PE: prefeito morre por complicações da Covid-19 no Sertão

Geovane Martins (Avante) tinha diabetes

sex, 20/11/2020 - 12:14
Divugação/Prefeitura de Santa Terezinha Prefeito havia sido derrotado nas eleições deste ano Divugação/Prefeitura de Santa Terezinha

Morreu na madrugada desta sexta-feira (20), na cidade do Recife, o prefeito de Santa Terezinha, Geovane Martins, conhecido como “Vanin de Danda”, aos 51 anos. Diabético, ele não resistiu às complicações causadas pela Covid-19. Vanin concorreu à reeleição no pleito deste ano, mas perdeu a disputa para Delson Lustosa (Podemos). A internação ocorreu ainda na primeira semana de novembro.

De uma unidade de campanha e combate à Covid-19 em São José do Egito, ele foi transferido para uma unidade médica na capital pernambucana. Na quarta-feira (18), o boletim médico já informava que o quadro de saúde do prefeito era gravíssimo. Coração, pulmões e rins haviam paralisado.

O deputado federal pelo Avante e amigo da família, Sebastião Oliveira, lamentou o ocorrido. “Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento de Vaninho de Danda, prefeito de Santa Terezinha. A defesa permanente pelos interesses do povo da sua cidade se transformou no seu grande ideal de vida. Companheiro fiel de várias jornadas, Vaninho representava muito mais do que um aliado. Era meu amigo. Oro a Deus que neste momento de dor conforte o coração dos seus familiares e dos inúmeros amigos e admiradores. O seu legado ficará para sempre”, declarou por nota ao LeiaJá.

O gestor era aliado do Avante há muitos anos, desde a época em que o próprio pai, Danda Martins, falecido em 2019, foi prefeito da cidade sertaneja. A família já resolve os procedimentos cabíveis no Recife, mas não há informações sobre o velório e sepultamento.

Em nota, o presidente estadual do partido, Waldemar Oliveira, se manifestou sobre o falecimento: “A cidade de Santa Terezinha, o Sertão do Pajeú e o estado de Pernambuco estão mais tristes no dia de hoje, em virtude do falecimento do companheiro de longas datas, Vaninho de Danda. A sua partida precoce deixará uma grande lacuna na política e na vida dos seus familiares e amigos. O Avante Pernambuco lamenta profundamente a morte do seu filiado e prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda. Todos integrantes do quadro do partido estão solidários com a dor da família e dos amigos.”

COMENTÁRIOS dos leitores