Vereadores discutem criação de CPI da Covid no Recife

Parlamentares da oposição querem investigar o uso dos recursos públicos durante a condução da pandemia na capital

por Vitória Silva seg, 24/05/2021 - 18:37
Divulgação/Câmara do Recife Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Câmara do Recife Divulgação/Câmara do Recife

Seis vereadores de oposição na Câmara do Recife se reuniram na tarde desta segunda-feira (24) para discutir a criação de uma CPI da Covid municipal. Assim como a CPI que acontece no Senado, a comissão teria o intuito de investigar o uso dos recursos públicos durante a gestão da pandemia na capital pernambucana desde 2020, quando a cidade ainda era administrada pelo ex-prefeito Geraldo Júlio (PSB).

A antiga gestão peessebista é a mais investigada na história do município. A ideia da CPI ganha mais força no contexto atual, após a Operação Apneia apresentar a sua primeira denúncia à Justiça Federal, contra seis pessoas, incluindo o ex-secretário de Saúde Jailson de Barros Correia.

O vereador líder da oposição, Renato Antunes (PSC), encabeça o debate da comissão. A reunião presencial contou com a participação de Alcides Cardoso (DEM), Tadeu Calheiros (Podemos), Felipe Alecrim (PSC), Pastor Júnior Tércio (Podemos) e Fred Ferreira (PSC), o último tendo participado remotamente, por razões pessoais. Todos os participantes são da ala à direita na oposição.

"O intuito não é discutir oposição e base, mas fiscalizar os gastos públicos. Vamos levar o que for discutido na reunião aos demais vereadores de oposição. Existe uma pressão da sociedade nesse sentido. A preocupação não é quanto se gastou. Existe uma pandemia, é esperado que se gaste dinheiro, mas é preciso entender como se gastou esse dinheiro. Cada centavo conta", disse Renato Antunes, idealizador da proposta, ao LeiaJá.

Para conseguir a instalação da CPI municipal, os vereadores precisam colher 13 assinaturas favoráveis. A oposição na Casa de José Mariano conta com apenas 11 parlamentares, o que significa que será preciso articulação com a base do governo para a conquista das assinaturas mínimas restantes.

Os demais vereadores de oposição, à esquerda ou centro, são Liana Cirne (PT, líder) Ivan Moraes (Psol), Dani Portela (Psol), Jairo Brito (PT) e Osmar Ricardo (PT). Para o idealizador, o debate vai além da ala política e ele espera conseguir todos os nomes necessários.

"A Casa precisa fazer o seu papel e fiscalizar. Vamos contar com o apoio da imprensa e da sociedade civil para entender porque o Recife está nas páginas policiais", completou Antunes.

Denúncia da Operação Apneia

A Operação Apneia, que investiga supostas irregularidades na compra de respiradores para o tratamento da Covid-19 por parte da Prefeitura do Recife (PCR), recebeu nesta segunda-feira (24) a sua primeira denúncia, através do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE). Na nova fase da ação policial, que teve três fases, entre maio e julho de 2020, é apontado como um dos alvos o ex-secretário de Saúde do município, Jailson de Barros Correia, ao lado de outras cinco pessoas. Os investigados são suspeitos dos crimes de dispensa indevida de licitação, peculato e crime contra a ordem tributária. O caso já está sob tutela da Justiça Federal.

Além do ex-chefe da pasta, também são sondados pela operação o ex-diretor Executivo de Administração e Finanças da Secretaria de Saúde do Recife, Felipe Soares Bittencourt e a ex-gerente de Conservação de Rede da Secretaria de Saúde do Recife, Mariah Simões da Mota Loureiro Amorim Bravo, bem como os empresários Juarez Freire da Silva, Juvanete Barreto Freire e Adriano César de Lima Cabral.

COMENTÁRIOS dos leitores