Após incêndio, edital para gestão da Cinemateca é aberto

Chamas tomaram um galpão da estrutura na última quinta (29); nesta sexta, governo federal abriu um “chamamento público” para sem entidades “sem fins lucrativos”

sex, 30/07/2021 - 11:05

Nesta sexta-feira (30), um dia depois de um incêndio atingir um dos galpões da Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo, o governo federal abriu um edital para o “chamamento público” de uma “entidade privada sem fins lucrativos” para gerir a instituição por cinco anos. A convocação, publicada no Diário Oficial, ocorre com dois anos de atraso. Isso porque no dia 7 de agosto de 2020 a Secretaria de Cultura cancelou o contrato firmado com a Acerp, até então responsável pela administração da Cinemateca, cancelou os repasses financeiros e assumiu a gestão do órgão.

Segundo o novo edital, a instituição selecionada ficará responsável por “atividades de guarda, preservação, documentação e difusão do acervo audiovisual da produção nacional por meio da gestão, operação e manutenção da Cinemateca Brasileira”.

Embed:

O governador de São Paulo, João Dória (PSDB), já havia manifestado o interesse em gerir a Cinemateca, quando ainda era prefeito da capital do estado. "Se São Paulo cuidar da Cinemateca, certamente vai cuidar melhor que o governo federal. O governo federal não cuida bem da cultura, despreza a cultura do Brasil e lamentavelmente o incêndio na Cinemateca mostra isso", declarou. 

Prejuízo incalculável

Fundada em 1940, a Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Seu acervo inclui cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas consumiram entre 300 e 400 metros quadrados. “São três salas, de arquivo histórico, duas delas de arquivo de filmes, uma delas, segundo informações do efetivo que trabalha na Cinemateca, de arquivo impresso, também histórico. Não sabemos se isso tem cópia. Uma parte foi queimada e estamos tentando levantar o que é possível resgatar”, afirmou a tenente porta-voz dos Bombeiros à CNN.

COMENTÁRIOS dos leitores